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Sazonalidade deve sustentar alta nas vendas dos supermercados
Após apresentar crescimento corroído pela inflação nos últimos anos, o setor de
supermercados registra avanço real de 2,95% nas vendas de janeiro sobre um ano
antes. Com a perspectiva de melhora no volume comercializado nos períodos de
maior apelo sazonal, os varejistas esperam alta real de 3% em 2019. “Janeiro é mês
de férias e muitas pessoas acabam ficando mais tempo em casa, o que contribui
para um aumento no consumo. Em algumas redes, a compra de material escolar é
outro fator que auxilia no crescimento das vendas. Sabemos que a volta do consumo
será gradual, mas estamos confiantes para os próximos meses, e o resultado de
janeiro é um bom sinal”, argumentou o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Segundo o balanço realizado pela entidade, o acumulado do ano até o mês de
janeiro de 2019 também apresentou incremento de 2,95% nas vendas. No que diz
respeito à comparação mensal, houve retração de 22,07% no volume
comercializado – saldo gerado principalmente pelos efeitos sazonais do Natal e
Ano Novo.
Para o sócio diretor da GS&Consult, Alexandre van Beeck, o desempenho do setor
de supermercados se sustentará em parte pela “força” de datas comemorativas no
varejo e dos formatos de loja de atacarejo, os quais ganharam projeção no período
de crise econômica. “Por conta das férias, o consumo naturalmente tende a ficar
maior nessa época. Além disso, acredito que as grandes redes supermercadistas,
como GPA e Carrefour, estão focando ainda muito no formato de atacarejo, com um
movimento de expansão intenso”, afirmou Machado.
Ainda de acordo com ele, em virtude da crise econômica, muitos consumidores
devem manter seus hábitos de compra e optar pelo formato em algumas ocasiões.
“Uma grande massa de consumidores ainda está um pouco com o pé atrás em
determinadas categorias de produtos”, declarou ele.
Na mesma perspectiva de raciocínio, o superintendente da Abras, Marcio Milan, diz
que o atacarejo deve ser o carro-chefe no processo de retomada do setor
supermercadista. “Acreditamos em um cenário de otimismo para o ano de 2019, se
olharmos para a taxa de crescimento de 2,95% apresentada em janeiro, percebemos
um número superior ao verificado nos últimos dois anos. Nesse sentido, as
principais marcas do varejo têm como uma das prioridades o plano de expansão
tanto das redes de atacarejos assim como as bandeiras regionais”, declarou o
dirigente.
Mais recursos
Para o sócio-fundador da consultoria empresarial Goakira, José Fugice, o resultado
direto desse aumento no fluxo de consumidores nos supermercados em 2019
poderá ser verificado no nível de aporte das redes em suas estruturas. “Em virtude
desse reaquecimento gradual de mercado, podemos observar neste ano maiores
investimento na ampliação de lojas, abertura de novas unidades e também
contratação de funcionários”, argumentou ele. Ainda segundo ele, o consumidor
está procurando neste momento equalizar os gastos entre os produtos de
necessidade básica e aqueles considerados como supérfluos.
Fonte: Newtrade