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Seis dicas de Elon Musk para ser mais produtivo
Conhecido por ser um dos maiores empreendedores da atualidade, Elon Musk, CEO
da Tesla e da SpaceX, está constantemente envolvido em polêmicas. No entanto, o
bilionário também é símbolo de liderança e criatividade, e tem alguns truques para
ser mais produtivo em sua rotina.
Musk já revelou ser um leitor voraz e adotar a chamada “regra das cinco horas”, que
consiste em reservar esse tempo semanalmente para aprender, refletir,
experimentar e exercitar-se.
Além disso, o também CEO da Boring Company também separou algumas dicas aos
seus funcionários, enviadas em um e-mail interno na última semana, de acordo com
a CNBC. Veja abaixo os conselhos do empresário.
1. Evite reuniões longas
O empresário recomenda não ir a todas as reuniões, que segundo ele são a “praga
das grandes empresas”. Em vez disso, ele recomenda: “Por favor, saia de todas as
grandes reuniões, a menos que você esteja certo de que elas estão fornecendo valor
para todo o público”.
2. Reduza a frequência das reuniões
As pausas constantes para reuniões são vistas por ele como grandes inimigas da
produtividade — salvo casos de assuntos de extrema urgência. No entanto, ele diz
que a frequência das reuniões tende a diminuir na medida em que as situações
urgentes vão sendo resolvidas. Sendo assim, a resolução de problemas de forma
rápida deve ser prioridade na empresa.
3. Abandone reuniões improdutivas
Ficar em uma sala de reuniões e conferências sem dar qualquer contribuição ao
assunto debatido é perda de tempo, ele afirma. “Não é rude sair, é rude fazer
alguém ficar e perder tempo”, diz.
4. Use linguagem simples
Ter de explicar para alguém o significado de um termo técnico é utilizar o tempo
indevidamente. Musk aconselha seus funcionários a deixarem de lado jargões e
palavras sem sentido. “Tudo que exige explicação restringe a comunicação”. “Não
queremos que as pessoas precisem memorizar um glossário só para trabalhar na
Tesla”, completa.
5. Siga a lógica, e não regras
Musk diz que, em situações em que as regras institucionais parecerem absurdas, o
senso comum deve ser o grande guia dos funcionários. “Se seguir uma ‘regra da
empresa’ é obviamente ridículo em alguma situação particular, então a regra
deveria mudar”.
6. Comunicação sem hierarquia
Apesar de reconhecer os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa, a
comunicação, de acordo com ele, deve ser o mais direta possível. Respeitando os
limites, é preciso democratizar a comunicação entre diferentes setores. “Se para
fazer algo entre os departamentos, um colaborador tiver que falar com seu gerente,
que fala com um diretor, que fala com um vice-presidente, que fala com outro vice-
presidente, que fala com outro diretor, que fala com um gerente, que fala com o
responsável pelo trabalho, então coisas estúpidas vão acontecer”, diz.
Fonte: Época Negócios