FCDL Notícias

Serviço de assinatura revoluciona varejo tradicional

O serviço de assinatura de produtos vem ganhando força no mercado brasileiro, tornando-se modelo de negócios direcionado a comercialização de itens de maneira recorrente e de forma simples. As informações são do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), que indicam que a nova modalidade está revolucionando o varejo tradicional.   

“O assunto já é, há muito, debatido nos fóruns de varejo estadunidenses e europeus, com influências também no mercado nacional, em maior escala a partir de 2015”, avalia a diretora executiva do Ibevar, Patricia Cotti.

Ao assinar, o consumidor recebe periodicamente produtos selecionados pelo vendedor e os planos podem variar de acordo com o que ele desejar. Partindo da ideia, vários clubes de assinaturas surgiram nos últimos anos, como de livros, comidas, vinhos, produtos de beleza e tantos outros. “O objetivo de marcas que oferecem esse tipo de serviço é que o consumidor viva a experiência de receber produtos exclusivos ou importados direto em sua casa”, explica Patricia.

Segundo Patricia, há benefícios tanto para os consumidores como para as marcas. Os consumidores podem desfrutar de vantagens como o conforto e comodidade de receber suas compras em casa; produtos exclusivos ou em primeira mão; praticidade em relação ao pagamento e os pacotes de assinatura, além de um melhor custo-benefício. Já as marcas conseguem manter a rentabilidade, já que o pagamento do serviço ou produto contratado é recorrente; estabilidade em relação ao fluxo de caixa e até mesmo a fidelização facilitada dos consumidores.

Contudo, vale ressaltar que mesmo com as diversas vantagens é necessário ficar atento. “É importante que o consumidor estude as opções disponíveis e o que elas oferecem de benefícios para utilizá-los de maneira consciente e evitar problemas futuros”, orienta a diretora do Ibevar. 

 

Fonte: Portal Super Varejo  

FCDL Notícias
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça as 11 formas de pagamento mais usadas atualmente

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

    Continue lendo Clique e leia
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais