FCDL Notícias

Sete características de um gestor orientado a resultados

É possível ser um gestor inovador e humanizado com sua equipe e, mesmo assim,
estabelecer processos sólidos que garantam a lucratividade do negócio. A afirmação
é de Alexandro Barsi, sócio-fundador e CEO da consultoria Verity Group e investidor
de startups. É dele este artigo que revela ainda que os melhores líderes sabem que,
quando o assunto é a gestão de uma empresa, ou ele mostra que está no comando,
ou é melhor pedir ajuda, pois navega em um navio à deriva: “com base na minha
experiência, preparei uma lista com sete atitudes e qualidades essenciais a um
gestor orientado a resultados”.

1) Não abrir mão do controle financeiro

Às vezes, para crescer, muitas empresas vendem a qualquer preço e se esquecem de
que, um dia, a conta vai chegar. Os grandes gestores não abrem mão do controle
financeiro, não entregam o que não sabem, não assumem o que não darão conta de
fazer gerar resultados. Não se iluda com faturamento: o mais importante é a
lucratividade do negócio. É melhor faturar R$ 300 mil e lucrar 5% do que faturar R$600 mil e ter lucro de 1%. Saber equilibrar essa balança é uma qualidade do bom gestor.

2) Saber estabelecer processos

Quanto menos personificadas forem as atribuições dentro da sua companhia, mais
eficiente sua operação se tornará. Estabeleça processos bem definidos e comunique
à equipe a importância de cumpri-los. Isto evita que tudo tenha que ser reiniciado
do zero caso algum colaborador saia da empresa e também contribui para o
desempenho do próprio funcionário, que consegue ter controle muito mais preciso
de seus compromissos e da maneira como executá-los. Outra vantagem é a de evitar
o desgaste de sua imagem como gestor na hora de cobrar resultados: com
processos bem definidos, a meta a ser alcançada fica clara para as equipes e
também o que será cobrado do profissional.

3) Resiliência

A máxima que diz que empreender é uma maratona e não uma corrida de cem
metros já foi exaustivamente repetida, mas não deixa de estar correta. Resiliência é
uma característica essencial para quem busca alcançar o sucesso através de um
negócio próprio, ou mesmo para um gestor de equipes que tem metas ambiciosas.

Quando sente que é a decisão correta a se tomar, o bom gestor continua seguindo
sua intuição, mesmo enfrentando contratempos e tomando pancadas de onde
menos se espera.

4) Capacidade de se adaptar a mudanças

Ser resiliente e ter a capacidade de se adaptar a mudanças não são características
excludentes na vida profissional de um gestor orientado a resultados. Pelo
contrário: quem gere uma equipe precisa ter a noção de quão importante é voltar
atrás em uma decisão tomada e reconhecer que ela não foi a mais acertada.

Também é preciso ter rapidez para fazer acertos de rumo e seguir determinada nova
tendência. E mais do que propor a mudança, é preciso convencer a equipe de que
aquele caminho a seguir é o correto. O bom gestor tem maturidade para entender
que não é imbatível, mas também tem a capacidade de engajar as pessoas.

5) Saber a hora de arriscar

A intuição necessária para prosseguir com resiliência é também importante para
escolher a hora certa de se arriscar. Nem sempre o gestor consegue ter controle
total das informações mais quentes do mundo dos negócios, nem todo mundo tem
uma sede no Vale do Silício para ficar sabendo de tudo em primeira mão, o que vai
acontecer com o mercado, suas tendências e perspectivas. Nestes momentos, vale a
pena ser arrojado e apostar no feeling de empreendedor. No entanto, acredito que
aqueles que têm mais sucesso em tomar riscos são os que fazem isso com
responsabilidade, sem colocar em risco a integridade e a saúde financeira do
negócio caso a empreitada dê errado.

6) Conversar com pessoas

Fazer um bom networking não se restringe a conversar com outros empresários de
sucesso nos eventos e encontros de negócios. Às vezes, pessoas de fora do meio
corporativo também têm muito a contribuir com uma ideia e é preciso ter
humildade para reconhecer isso. Antes de colocar dinheiro e esforço em um novo
projeto, apresente-a outras pessoas que não necessariamente façam parte do
negócio: um amigo de confiança, um familiar, um conselheiro. Um bom gestor deve
ter constantemente os ouvidos abertos, colocando em prática a democracia da
ideia. Isso o ajudará a tomar decisões mais acertadas.

7) Cheque em branco

Um bom gestor delega tarefas, incentiva seus funcionários a terem ideias e a
proporem soluções. Reproduzo uma fala do professor e ex-presidente da Kraft
Foods, Sanjay Khosla: “Além da estratégia, objetivos e planos de ação, o sucesso
passa na entrega do cheque em branco, ou seja, confiar naquele que vai conduzir
seu negócio”. Saber escolher para quem esse cheque branco será confiado é o que
difere os gestores que terão sucesso daqueles que irão fracassar.

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais