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Sete dicas para tirar a sua estratégia do papel (mesmo)

Em muitas empresas, só se pensa no estratégico. Mas nada funciona direitos sem pessoas que
executem bem. É fundamental um equilíbrio entre as duas funções. Um aspecto da gestão
moderna que sempre me preocupou é o endeusamento dos executivos que possuem visão
estratégica.

Claro que é importante, claro que ter essa habilidade ajuda muito na gestão, mas os líderes
que são bons executores também precisam ser igualmente reconhecidos. Como diz o grande
consultor indiano Ram Charan, “a melhor estratégia é aquela que é bem executada”.
Sabemos de muitas empresas que possuem um magnífico planejamento estratégico, mas não
conseguem colocá-lo em prática, pois tratam a execução como uma disciplina menos
importante. O que se ouve é: “O topo faz a estratégia e os ‘lá de baixo’ executam”. Grande
erro.

O executor é tão valioso quanto o formulador. Eles se complementam e devem ser tratados
igualmente, com as mesmas recompensas e reconhecimento.

Existem algumas regras para o processo de execução, as quais reúnem técnicas e
comportamentos. Vejamos o que Larry Bossidy e Ram Charan nos indicam em seu livro
Execução (Alta Books, 69,90 reais).

1. Conheça bem seu pessoal e seu negócio. Isso parece óbvio, mas não é. Faça as seguintes
perguntas: “Qual é o time que vai fazer a execução?” “Será que eu, líder, conheço bem as
características de cada um?” “Até que ponto posso desafiá-los?” “Qual o nível de
comprometimento de cada um?”

2. Insista no realismo. O bom executor sabe ler nas entrelinhas do plano e sacar sua
viabilidade. Essa análise pragmática é fundamental para o sucesso, pois sempre é necessário
ter uma dose de realismo para conduzir a execução.

3. Estabeleça metas e prioridades claras e as comunique. As famosas frases “Somos todos
adultos” ou “Qualquer criança entende o que precisamos fazer” são inadequadas,
desmotivadoras e sem nexo.

4. Trabalhe para concluir o que foi planejado. Não deixe pedaços para serem feitos mais tarde,
não pare no meio e não procrastine.

5. Recompense quem faz. Muito cuidado para recompensar aqueles que realmente
executaram, que deram o sangue, que fizeram a virada.

6. Amplie o leque de competências do time propondo desafios. Lembre-se de que as pessoas
são sempre melhores do que pensam. Portanto, desafie-as, faça com que saiam de sua zona
de conforto e cresçam por meio dos desafios.

7. Conheça seus limites. Muitas vezes, não é a equipe que não funciona. É você que está indo
além de seus limites e de suas convicções — ou, até, contra seus valores. Por isso, entenda até
onde você aguenta. Somos seres humanos com limites que devem ser respeitados.

Capriche na execução e você terá a melhor estratégia funcionando.

Fonte: Newtrade

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