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Startup auxilia varejistas a maximizarem o lucro

Em geral, o lucro real dos supermercados representa apenas 2% de seu faturamento total. São muitos os processos que, por falta de automatização e modernização, se tornam lentos e caros. A Smarket surgiu em 2013 a partir da percepção desses problemas e se propõe a potencializar as promoções e a agilizar a produção de materiais de divulgação.

O software desenvolvido pela startup catarinense conecta dados de estoque, validade, preços e estatísticas de venda, resultando na identificação dos produtos mais estratégicos para entrarem em promoção e automatizando a produção de tablóides, por exemplo. A empresa está presente em 13 estabelecimentos distribuídos em seis estados e prevê para 2017 a expansão da sua atuação para farmácias e home centers.

O varejo brasileiro faturou em 2016 mais de 400 bilhões de reais e estima-se que 47% desse valor tenha sido originado por meio de promoções. A tecnologia da Smarket pretende aumentar essa porcentagem e funciona assim: o software une os dados de tabelas de preço, rentabilidade e estoque, por exemplo, possibilitando a identificação dos melhores produtos e os momentos adequados para o lançamento de promoções. No caso da produção de tablóides, as informações são então transferidas para um programa de diagramação, que estrutura o material e o prepara para a impressão. Com isso, cada dado alterado nas tabelas é automaticamente atualizado no encarte, diminuindo o tempo do processo de emissão da propaganda, que, manualmente, poderia demorar a cerca de 15 dias.

Marcela Graziano, CEO da Smarket, defende que a empresa é sustentada em três pilares: estratégia, processo e inovação. “Queremos melhorar os processos dentro dos mercados por meio da inovação. Mas essa mudança precisa ser estratégica para que possa se adaptar a cada realidade e maximizar o aproveitamento de cada produto em promoção”.

Fonte: Portal Falando de Varejo

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