FCDL Notícias

Startups de soluções para o varejo crescem pelo país

A inovação já faz parte do varejo brasileiro e o número de startups nacionais focadas
em tecnologias voltadas para melhorar a forma de relacionamento com o
consumidor subiu de 194 para 269 nos últimos doze meses, um crescimento de
quase 40%. A região Sudeste continua com a maior concentração de startups
(67,1%), seguida pela região Sul (25,6%%), Nordeste (5%), Centro-Oeste (1,8%) e
Norte (0,8%).

Metade das empresas está no estado de São Paulo. Rio Grande do Sul ocupa a
segunda posição no ranking, com quase 10% das startups, seguido por Minas Gerais
(9%), Paraná (8,2%), Santa Catarina (7,8%) e Rio de Janeiro (7,4%). Os dados são do
Retail Tech Mining Report, levantamento feito em 2019 e desenvolvido pela
plataforma de inovação aberta Distrito e pelo OasisLab, primeiro centro de inovação
especializado em varejo do Brasil.

O documento teve o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo (CEPEV) da
USP, KPMG, Neomode, Neoway e Posigraf. Em sua construção também foram
consultadas informações da Associação Brasileira de Startups, DisruptBox e
LinkedIn.

Muito além das compras pela internet
Segundo o fundador e CEO do OasisLab, Hélio Biagi, em 2018, cerca de 10% do
volume de compras no varejo nos EUA foi realizado por meio de e-commerce e o
crescimento dessa fatia tem se mantido consistente em cerca de um ponto
percentual por ano. Ele explica que no Brasil o comércio eletrônico ainda representa
pouco mais de 4% do total, mas o setor tem apresentado crescimento de dois
dígitos mesmo num cenário de crise.

“No entanto, a inovação no varejo vai muito além de permitir que o consumidor
faça suas compras pela internet. Dentro da loja física, transformações óbvias se
misturam às mais sutis. Enquanto clientes se encantam com tecnologias como
displays e espelhos inteligentes, realidade virtual e checkout automatizado, outras
menos evidentes também são fundamentais para o varejista”, completa.

É dentro desse cenário que as startups brasileiras ganham força ao apresentar uma
nova forma de se relacionar e fazer negócios. Divididas em nove categorias, elas
oferecem soluções para o varejo dentro das áreas de operações, inteligência
artificial, pagamentos, engajamento do consumidor, logística, internet das coisas,
ambientes virtuais, sustentabilidade e e-commerce.


Fonte: Mercado & Consumo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais