FCDL Notícias

Supermercado holandês cria primeiro corredor sem plástico do mundo

A onda contra o consumo de plástico e a substituição por itens biodegradáveis vem
entrando no nosso dia a dia. No Rio de Janeiro, os canudos plásticos já são proibidos
nos comércios e um projeto que regulamenta a retirada desses produtos em São
Paulo já tramita na Câmara de Vereadores.

Foi pensando nisso, que o supermercado holandês Ekoplaza resolveu criar o
primeiro corredor de produtos sem plástico do mundo. Na loja, em Amsterdã, mais
de 700 itens estão disponíveis para compra. O plano é aplicar o conceito nas 74 lojas
da rede até o final deste ano.

Erik Does, CEO da Ekoplaza, disse ao jornal The Guardian que a iniciativa é um marco
para os consumidores no setor de alimentos e bebidas. “Nós sabemos que os
consumidores estão cansados de produtos embalados sob várias camadas de
plástico. Corredores com produtos livres deles são uma forma inovadora para
testarmos materiais biodegradáveis, uma alternativa muito mais ecológica de
embalagem”, afirma.

Projeto
As embalagens alternativas para grãos, legumes e sucos são feitas a partir de
biomateriais derivados de fibras vegetais e polpa de madeira. Segundo a empresa,
após o consumo dos produtos, as embalagens podem ser descartadas com o lixo
orgânico comum, já que se decompõem em cerca de 12 semanas.

O movimento vem em meio a crescente preocupação global sobre os danos que os
resíduos de plástico estão causando nos oceanos e às cadeias alimentares. Cientistas
alertam que a poluição plástica já atingiu níveis tão alarmantes que ameaça a
contaminação permanente do mundo natural. No início deste ano, uma investigação
do jornal The Guardian revelou que os supermercados do Reino Unido eram uma
importante fonte de resíduos de plástico, produzindo 1 milhão de toneladas por
ano.

Fonte: Consumidor Moderno

FCDL Notícias
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para uma boa reputação: como atender às expectativas do consumidor?

    Continue lendo Clique e leia
  • As oportunidades e desafios do social commerce no Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais