FCDL Notícias

Taxa média de desemprego é a maior da série histórica, diz IBGE

A taxa média de desemprego ao longo de 2017 foi de 12,7%, a maior desde o início da série histórica, em 2012. Ao fim de dezembro, o Brasil registrava 12,3 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua), do IBGE. Em 2016, o índice médio de desemprego de janeiro a dezembro foi de 11,5%.

Os índices de desemprego em 2017 poderiam ter sido maiores não fosse o aumento na criação de postos de trabalho no último trimestre, quando foram empregadas 650 mil pessoas e a taxa de desemprego para esse semestre específico ficou em 11,8%, uma melhora de 0,6% em relação ao trimestre anterior (de julho a setembro). Mesmo no melhor trimestre de 2017, o desempenho foi apenas suficiente para empatar com o desempenho de 2016.

Desemprego x trabalho autônomo

O aumento no número de empregos no último trimestre foi quase integralmente puxado pelo aumento no número de trabalhadores sem vínculo empregatício formal, que aumentou 1,3% em relação ao trimestre anterior, chegando a 23,2 milhões de pessoas.

Fonte: Portal No Varejo

FCDL Notícias
  • CDL Florianópolis recebe presidente da FCDL/SC em reunião do conselho deliberativo

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais