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Tem um e-commerce? Veja porque (e como) criar um blog para sua plataforma
Muito antes da internet, as pessoas procuravam informações em jornais e
revistas. Hoje, podemos encontrar conteúdos em sites de notícias, redes
sociais e blogs.
Os blogs já não são mais apenas diários virtuais com as novidades do
cotidiano. Vimos crescer a profissão do blogueiro profissional, mas mais
do que isso, vimos empresas criando e distribuindo informações
relevantes para os consumidores através dos blogs.
Como um e-commerce pode entrar nesse mundo e criar um blog de
sucesso? Reuni neste artigo o passo a passo essencial para embarcar nessa
jornada.
Por que investir em um blog?
Para as empresas, investir em um blog significa apostar em estratégias de
marketing de conteúdo. Segundo a pesquisa Content Trends 2018, o
marketing de conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas a um site — por isso,
73% das empresas dizem usar essa estratégia.
Além de ser um canal para criar conexões relevantes com clientes, um
blog também:
– Aumenta a autoridade no mercado: Produzindo conteúdo, você mostra
sua expertise na área. A reputação contribui no processo de decisão de
compra do consumidor;
– Garante mais visibilidade na internet: As publicações do blog geram
novas oportunidades para aparecer nos resultados de busca do Google (e
direcionar o tráfego para seu site);
– Permite alcançar um novo público: Com mais oportunidades de ser
encontrado na internet através de um blog, uma loja também ganha
novos potenciais clientes.
Como criar um blog para seu e-commerce
Produzir conteúdo para a internet não é apenas sentar e escrever. Antes,
é preciso definir alguns objetivos e fazer um planejamento, que envolve
até a estrutura de hospedagem dos conteúdos. Alguns pontos
fundamentais estão listados abaixo:
Hospedagem do blog
Você não precisa contratar uma nova hospedagem para criar o blog do
seu e-commerce — que está, ele mesmo, hospedado em um servidor. De
toda forma, é importante verificar se o ambiente atual pode suportar
todos os novos conteúdos.
Verifique se a sua loja virtual está otimizada e como está a velocidade de
carregamento. Converse com o suporte técnico para entender se a
hospedagem atende às demandas.
Para que o seu blog direcione o tráfego para a sua loja virtual, é
importante que ambos estejam na mesma estrutura de hospedagem. De
preferência, usando o mesmo domínio. Crie o blog do seu e-commerce em
um diretório, no formato “minhalojavirtual.com.br/blog”. Consulte o
suporte técnico da hospedagem, caso precise de ajuda.
Defina um objetivo e conheça seu público
Verificada a parte técnica, vá para o plano de ação. Ter claros os seus
objetivos com os conteúdos é o caminho para criar um blog de sucesso.
Pense: como você quer gerar tráfego para o site? Quais produtos ou
serviços você quer divulgar?
Você também precisa conhecer seu público. Todo o conteúdo deve ser
criado pensando nessas pessoas — que são as suas “personas”. Estude
qual é o perfil social de quem acessa o blog, quais são seus interesses e
quais são as principais necessidades.
Selecione os temas para publicar
Com todas as informações anteriores, você já consegue começar a definir
os temas para abordar no blog. Explore bem todas as vantagens dos
produtos e serviços que oferece no e-commerce. Crie uma lista de temas
relevantes e os distribua num plano de conteúdo.
Esse plano é um calendário editorial que, além de auxiliar você a manter
em dia os materiais, também evita “bloqueios criativos” quando tiver
dúvidas de qual conteúdo criar. Defina no calendário editorial informações
importantes: datas de publicação, prazos para a produção do conteúdo,
temas de conteúdos, palavra-chave e data de divulgação.
Crie conteúdos otimizados para o Google
Se o objetivo de criar um blog para um e-commerce é ser encontrado na
internet, atente-se para os quesitos de ranqueamento das pesquisas no
Google. Comece a produzir os conteúdos seguindo os critérios de
otimização, o conhecido SEO. Considere:
– Definir as palavras-chave relevantes
– Escolher títulos atraentes para os conteúdos
– Fazer uma meta description simples e direta
– Tornar seu conteúdo escaneável com títulos, subtítulos e tópicos
– Fazer links internos e externos entre os conteúdos
– Construa sua própria lista de contatos
Disponibilize uma área para inscrição, assim você cria a sua própria rede
de contatos com pessoas que estão realmente interessadas no seu
conteúdo. Jamais compre listas, muitas vezes elas vêm com e-mails
antigos, inexistentes ou pessoas não interessadas.
Com a lista certa, você pode encaminhar e-mails periódicos com o seu
conteúdo, pode oferecer algo exclusivo ou adicional somente para quem
assina, além de fazer pesquisas de satisfação com os clientes do e-
commerce.
Divulgue o seu blog
Além das estratégias de SEO para o ranqueamento nas pesquisas do
Google, você também deve investir em divulgação em outras mídias,
como o Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. Assim como
faz naturalmente para o seu e-commerce.
O benefício das redes sociais é a grande abrangência que elas oferecem. É
possível alcançar mais pessoas interessadas no conteúdo e nos produtos
vendidos em sua loja.
Lembre-se também de que a tarefa não para após criar um blog para o seu
e-commerce. Para ter sucesso é preciso acompanhar todos os resultados.
Além disso, não deixe de testar coisas novas. Os testes são um medidor do
conteúdo com melhor performance.
*Por Eduarda Delavy, analista de conteúdo
Fonte: Revista Varejo Brasil