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“Tendência do consumo consciente é bastante clara”, defende gerente da Coca-Cola

Thais Vojvodic é gerente de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e fala na entrevista a seguir sobre o investimento da empresa na embalagem retornável. A companhia lançou recentemente a promoção Junte e Troque, que incentiva o consumidor a trocar tampinhas nos pontos de vendas por garrafa retornável cheia. Thais afirma que o vasilhame de vidro nunca saiu do portfólio da marca, apesar do sucesso do descartável, da garrafa PET.

Mas, agora, a companhia adotou posição e ação claras em relação aos principais temas ambientais – geração de resíduos e uso de água. “Temos compromisso público de contribuir com a destinação correta de 100% das nossas embalagens”. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

Mudança
As garrafas retornáveis sempre fizeram parte do portfólio da empresa, desde que a Coca-Cola está no país, há mais de 75 anos. Com o passar dos anos e a mudança de estilo de vida das pessoas, as embalagens descartáveis também passaram a cumprir um papel importante no dia a dia dos consumidores, mas as retornáveis nunca deixaram de existir.

O retorno
Em um cenário global de desafios econômicos e ambientais, a empresa optou por priorizar novamente esse tipo de embalagem como parte de sua estratégia de crescimento consciente.

Solução
As retornáveis são uma solução de preço mais acessível ao consumidor, não geram resíduos e emitem menos carbono pelo fato de a garrafa ter mais de 20 ciclos de reuso.

Meta
Através de investimento em infraestrutura, vasilhames, engradados e aumento de distribuição, atualmente 20% do volume da empresa é comercializado em embalagens retornáveis e a meta é chegar a 30% até 2020.

Memória
O brasileiro tem memória afetiva em relação às embalagens retornáveis. Estamos resgatando o início de nossa história no Brasil, onde praticamente todo portfólio era oferecido em embalagens de vidro retornáveis.

Pesquisa
Recentemente realizamos uma pesquisa quantitativa no Nordeste e Sudeste do país, com todas as classes sociais, entre consumidores e não consumidores. O conceito de embalagens que são reutilizadas recebeu a nota máxima entre os pesquisados, que conectam espontaneamente a retornabilidade com proteção ao meio ambiente. Mesmo sem comunicarmos isso, a percepção de sustentabilidade desse tipo de garrafa já existe de forma ampla.

Radar
O consumidor está mais atento e se identifica com as marcas que se colocam como parte da solução de problemas complexos.

Tendência
Ainda percebemos uma distância entre discurso e prática do ponto de vista de hábitos de compra, mas a tendência do consumo consciente é bastante clara em todo o mundo.

Compromisso
A Coca-Cola tem posição e ação claras em relação aos dois principais temas ambientais mais ligados ao seu negócio: geração de resíduos e uso de água. Temos um compromisso público de contribuir com a destinação correta de 100% de nossas embalagens até 2030.

Força
Acreditamos também que a força de sermos uma das marcas mais valiosas do mundo é essencial para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas da sociedade e o papel de cada um.

Cadeia industrial
Existem vários tipos de plástico. O PET, por exemplo, é 100% reciclável e tem valor de mercado, ou seja, é desenvolvido para ser usado e voltar à cadeia industrial. Esse é o conceito de economia circular de materiais, que prevê a reutilização de tudo. Se aplicada essa lógica, o plástico deixa de ser problema.

Estilo
O estilo de vida moderno dificilmente seria possível sem o uso de plásticos, o que precisa ser garantido e viabilizado na sua totalidade é a sua reutilização. A economia circular, além de não gerar perdas, reduz a utilização de novos recursos naturais.

Fonte: Portal Propmark

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