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Ter amigos no trabalho é crucial para o sucesso, diz estudo

Ter amigos no trabalho não é apenas a chave para a sua felicidade pessoal, mas é vital para ter uma carreira de sucesso. Pelo menos esse é o resultado de um estudo feito pelo site de empregos Comparably.

A pesquisa de ambiente de trabalho entrevistou mais de 33 mil funcionários da indústria de tecnologia e 60% das mulheres disseram ter um amigo próximo no trabalho, enquanto 56% dos homens também responderam positivamente.

“Uma das coisas mais importantes a ter no local de trabalho é um relacionamento próximo com as pessoas com quem trabalha”, afirmou o CEO do Comparably Jason Nazar ao CNBC. “Muitas vezes, a maior fonte de estresse para as pessoas é o chefe, um colega de trabalho ou as pressões cotidianas do trabalho.”

Embora o estudo mostre que homens e mulheres tenham amigos em taxas quase iguais, o percentual varia dependendo do seu nível de experiência e da sua idade. As pessoas em cargos de nível de entrada, por exemplo, são as menos propensas a dizer que têm um amigo próximo no trabalho (53%), enquanto 60% das pessoas que possui entre 1 e 6 anos de experiência responderam positivamente.

Por outro lado, quando se trata de idade, o estudo mostrou que a probabilidade de ter um amigo no trabalho diminui com a idade. A geração Z e a geração Y juntas – jovens entre 18 e 30 anos – apresentaram o maior percentual de amizades no local de trabalho (62%), enquanto as pessoas de de 31 a 60 anos tiveram taxas de 50%.

A razão por trás desse declínio, segundo o estudo, é que à medida que as pessoas envelhecem, têm cargos mais altos com mais responsabilidades no trabalho e na vida. Como resultado, eles têm menos tempo para socializar e criar relacionamentos sociais próximos no trabalho. No entanto, a pesquisa também mostra que os profissionais que chegam aos seus 60 anos trabalhando experimentam um aumento nas amizades porque já atingiram o ápice de suas carreiras antes da aposentadoria e lidam com suas responsabilidade de forma mais descompromissada.

O estudo diz que se você trabalha em um ambiente agradável onde tem pessoas com quem você se relaciona bem, você consegue exercer suas funções com mais dedicação, gerando bons resultados. “Ter um bom relacionamento com as pessoas aumenta nosso humor, e as amizades nos fornecem suporte emocional e psicológico para lidar com oportunidades, desafios ou crises”, aponta o relatório.

Fonte: Portal InfoMoney

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