FCDL Notícias

Terminais de autoatendimento reduzem filas em 30%

Terminais de autoatendimento para quitar as compras já são realidade em lojas de supermercados das redes Savegnago e Delta, no interior de São Paulo, e Imperatriz, de Florianópolis (SC). Trata-se de um caixa inteligente, que permite ao cliente realizar, sozinho, todas as etapas da compra numa loja, desde pesar os produtos e registrar os códigos de barras no leitor, até efetuar o pagamento. Além de maior comodidade aos clientes, a facilidade garante aos lojistas reduzir, em até 30%, o tempo de espera nas filas dos supermercados.
O equipamento da Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão (ERP) para o segmento de autosserviço alimentar, são terminais fáceis de administrar e foram projetados com recursos de áudio e vídeo para orientar os consumidores. Basta passar os produtos no leitor de código de barras para registrar a compra. Tudo pode ser identificado em um monitor touch screen. Os caixas são equipados com sistema antifraude, composto por câmeras e balanças, para garantir ao lojista a segurança de que o cliente registrará toda a compra.
A tecnologia é fabricada no Brasil pela Laurenti, líder da América Latina em solução ATM bancário, e possui periféricos 100% nacionais. “O sistema é bastante intuitivo e prático para o cliente de todos os perfis e idades”, afirma o executivo José Maria Silva, diretor de produtos da Consinco.
Seis terminais da nova tecnologia chegaram mais recentemente na nova loja do Imperatriz Gourmet, no centro de Florianópolis, para auxiliar os demais caixas no atendimento. A rede estreou a solução da Consinco em julho, na unidade do Beiramar Shopping, com quatro máquinas. A comodidade no atendimento e a forte adesão dos clientes motivaram a rede a planejar o investimento em novos terminais nos próximos meses para todas as suas 15 lojas, com a implementação de aproximadamente 70 terminais. A Imperatriz é a primeira rede de supermercados a adotar o sistema em Santa Catarina.
Além do sul do país, o self-checkout da Consinco chegará em breve a Piracicaba, interior de São Paulo, em uma nova loja da rede Delta. A rede ainda deve instalar os caixas inteligentes nas outras seis lojas nos próximos meses. A rede Savegnago, maior grupo supermercadista do interior do estado de São Paulo, foi o primeiro cliente Consinco a implementar o self-checkout, no final de 2015, em duas de suas lojas localizadas em Ribeirão Preto e São Carlos. Em junho, a rede implantou o sistema também em Barretos.

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para uma boa reputação: como atender às expectativas do consumidor?

    Continue lendo Clique e leia
  • As oportunidades e desafios do social commerce no Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais