FCDL Notícias
Um bom líder é obcecado por seus clientes”, ensina especialista em liderança
Existem diversas características que compõe o perfil de um bom líder. Para Charlene Li, fundadora do Grupo Altimeter e autora dos livros “Open Leadership” e “The Engaged Leader”, a atitude que mais representa uma boa liderança é ser obcecado por seus clientes. Foi o que disse durante o HSM Summit 2017, evento que aconteceu na última terça-feira (16/5) em São Paulo (SP).
Por mais que cada empreendedor tenha seu jeito de coordenar a empresa, há alguns hábitos que podem auxiliar a gestão do negócio. No evento, Charlene listou 6 atitudes que são muito importantes na rotina de um bom líder. Confira:
- Ser obcecado por seus clientes
De acordo com Charlene, se o foco do empreendedor não for o cliente, ele está trabalhando de maneira errada. “Um bom líder é obcecado por seus clientes. Eles têm que ser a primeira coisa que você lembra ao acordar e a última que você pensa antes de dormir”, afirma. O gestor deve pensar em quem seu cliente é, como ele pensa e como deve trabalhar para atingir as expectativas do mesmo. Se o dono da empresa pensar dessa maneira, automaticamente todos os funcionários também pensarão.
- Apostar em relacionamento
Num painel de gestão usado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, para monitorar a rede social, o que mais importa são as informações de seus usuários. “Para ele, o que importa é o relacionamento e não a monetização. Empresas como Facebook e Amazon pensam na relação com o cliente antes de qualquer coisa”, diz Charlene. Ter um relacionamento próximo -visitando seus clientes pessoalmente, criando experiências interessantes para eles e mudando suas métricas – é essencial em um negócio de sucesso.
- Focar nas missões de sua empresa
É indispensável que o empreendedor saiba muito bem quais são as metas e as missões de seu negócio. No entanto, isso não adianta nada se só o dono souber quais são. “Vale a pena repetir várias vezes. Jeff Weiner, CEO do Linkedin, repete o objetivo da empresa toda a vez que ele encontra uma pessoa. Isso faz com que todos se lembrem da marca”, afirma Charlene. Uma mensagem clara faz com que as metas da empresa sejam sempre lembradas.
- Estar engajado nas redes sociais
No mundo atual, quem está fora do mundo digital acaba ficando para trás. Um grande líder precisa ser aberto e transparente, inclusive quando compartilha informações nas redes sociais. Segundo Charlene, um líder engajado é aquele que usa a internet estrategicamente para alcançar as metas estabelecidas e se relacionar com outras pessoas. “A chave é levar o ‘cara a cara’ para as redes sociais e criar estratégias de aproximação. O líder não precisa ter um perfil ativo, mas tem de saber o que está acontecendo na web”, explica.
- Inspirar seus funcionários
“Liderança significa inspirar e não controlar. Existem muitos chefes e poucos líderes”, diz Charlene. De acordo com ela, não há como controlar as pessoas e, sim, como comandá-las. Um bom líder é aquele que estabelece uma relação de confiança com seus funcionários a ponto de eles respeitarem os seus comandos.
- Sair da zona de conforto
Não adianta pensar em todos os pontos de gestão da empresa se o empreendedor sempre estiver no mesmo lugar. É necessário ter alguns princípios imutáveis, mas alguns elementos da cultura do negócio podem e devem ser modificados. Para isso, é necessário que o líder e sua equipe saiam da zona de conforto para buscar novos desafios. “A mágica acontece fora da zona de conforto e um bom líder dá motivos para que os seus funcionários saiam da bolha com ele”, afirma Charlene.
Fonte: Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios