FCDL Notícias

Um mundo cada vez mais autônomo

Ao longo deste ano no mundo serão comercializados, de acordo com
números do Gartner, cerca de 333 mil veículos com a condução semi-
autônoma, ainda limitados, pois ainda dependem da supervisão de um
motorista humano. Até pouco tempo atrás algo futurístico, já é uma
realidade mercadológica e nos próximos anos prometem se
desenvolverem tecnologicamente ainda mais.

Se para os veículos já existe um mercado em pleno funcionamento e que
promete triplicar de tamanho nos próximos cinco anos, no varejo também
existem diversos projetos neste sentido em andamento. A que se destaca
é o projeto da gigante do e-commerce Amazon que está considerando um
plano de expansão das suas lojas de conveniência Amazon Go com a
abertura de 3 mil unidades até 2021, segundo fontes da Bloomberg.
Atualmente, a companhia já tem vinte lojas abertas nos Estados Unidos.
As lojas foram concebidas com o objetivo de agilizar e facilitar a
experiência de compra do cliente – que apenas entra, pega o que quiser e
sai – com sensores que identificam isso e já finalizam a compra pelo
aplicativo.

Porém, vem da China o projeto mais ambicioso, a Bingo Box – lojas sem
atendentes sensação por lá. A loja que não fecha nunca está conectada ao
WeChat, plataforma onipresente no consumo chinês. A Bingo Box é
montada sobre módulos que podem ser transportados, já tem mais de
200 unidades abertas e planeja abrir outras 5 mil unidades dentro da
China.

Aqui no Brasil, a loja de conveniência Zaitt abriu sua terceira unidade no
mês passado. O mini-mercado funciona 24 horas e não tem nenhum
atendente. Câmeras com sensores monitoram cada ação e reconhecem
quem está no mercado em tempo real. Para entrar e sair da loja, o
consumidor precisa apresentar o QR Code fornecido pelo app da Zaitt ao
leitor colocado na porta.

Este conceito despertou tanta a atenção pela inovação que na semana
passada foi anunciada sua venda para a Sapore, maior empresa de
alimentação do Brasil. A Sapore está num movimento de se transformar
numa empresa cada vez mais digital e a aquisição da Zaitt faz parte disto.

Além da entrada da Sapore, redes como Pão de Açúcar, Carrefour e Lojas
Americanas já estão desenvolvendo projetos neste sentido. Prometem
lançar lojas neste conceito ainda no próximo ano.

A GS&BGH, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza lançou nesta
semana, em parceria com a SNC, maior rede de lojas de suplementos
vitamínicos do Brasil comprada pelo fundo Pátria, sua primeira loja
autônoma. O projeto denominado OMNIBOX, prevê a abertura em 2020
de mais de 100 lojas na cidade de São Paulo em parceria com grandes
redes de varejo.

São dispensers automáticos, equipados com tecnologia de última geração
que funcionam 24 horas por dia oferecendo diversos produtos. Tudo
gerenciado por um aplicativo. Serão instalados dentro de academias,
hotéis, estações modais, universidades, condomínios residenciais e
corporativos, hospitais e grandes empresas.

Como se vê, as lojas autônomas farão cada vez mais parte do cotidiano
dos consumidores, transformando de uma maneira radical a relação da
loja com o consumidor e trazendo os produtos mais próximos possível de
onde as pessoas moram ou trabalham 24 horas por dia. É a nova era da
hiperconveniência!

Fonte: Portal Mercado & Consumo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais