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Um terço das vendas da Black Friday será antecipação de compra de Natal
Um pouco mais de um terço (37%) das compras da Black Friday deste ano, a
megaliquidação do varejo marcada para a penúltima sexta-feira de novembro, é
antecipação de compras de Natal. No caso de itens de vestuário, essa fatia é bem
maior e chega a 53% do faturamento da megapromoção. Já para os eletrônicos, a
participação está abaixo da média e corresponde a 32% das vendas.
Os dados fazem parte de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e
Consumo (SBVC) em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado para saber as
grandes tendências do evento deste ano. Nos últimos anos, varejistas e especialistas
em mercado de consumo já tinham notado que a Black Friday vinha tomando
espaço do faturamento do Natal. No entanto, não havia um dado que mostrasse a
ordem de grandeza desse deslocamento de vendas. “Essa é a grande revelação”,
afirma o presidente da SBVC, Eduardo Terra.
Apesar da insegurança por parte dos consumidores provocada pelo desemprego em
níveis elevados e pelo período pré-eleitoral, a enquete mostra que a totalidade dos
entrevistados quer aproveitar a liquidação. Eles também estão dispostos a gastar
um pouco mais nas lojas físicas e no comércio eletrônico. Neste ano, o desembolso
médio nesses canais de vendas deve ser de R$ 1.283 por pessoa. No ano passado, o
gasto médio da Black Friday nas lojas físicas e no comércio online tinha sido R$
1.178, segundo o Ebit, consultoria especializada em informações do canal
eletrônico.
De acordo com o Ebit, o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões na Black
Friday deste ano, alta de 15% na comparação com o ano passado. O número de
pedidos pode registrar uma expansão de 6,4%, passando de 3,76 milhões para 4
milhões.
Confiabilidade
Um resultado que chama atenção é que, mesmo mais propenso às compras,
desconfiança dos brasileiros nas promoções é elevada. Segundo a pesquisa, para
67% dos entrevistados, as promoções ainda não estão num patamar sólido.
No entanto, na opinião de Terra, essa grande desconfiança manifestada pelos
entrevistados não é um obstáculo ao aumento na intenção de compras na
megapromoção. Isso porque a pesquisa mostra também que 99% pretendem
pesquisar preço antes de comprar. “A Black Friday deste ano será um grande
shopping de preço e os varejistas que quiserem enganar o consumidor terão
dificuldade”, diz.
A pesquisa online consultou 403 consumidores, de todos os estratos sociais, em
quatro Estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul) e o
Distrito Federal, entre os dias 10 e 21 de setembro.
Fonte: Portal Estadão