FCDL Notícias

Varejo deve crescer 3,5% em 2019, segundo Ibevar

Os indicadores do primeiro trimestre de 2019 já apontam para a continua
recuperação da economia e do varejo, mesmo que de forma lenta e gradual. A
previsão do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo
(IBEVAR) é um crescimento de 3,5% do varejo ampliado, determinado pelos
segmentos de veículos e material de construção.

Para o presidente do IBEVAR, professor Claudio Felisoni de Angelo, esse aumento
está relacionado à retomada da economia e a volta da confiança do consumidor. “O
balanço do último trimestre de 2018 já apontava para um progresso. Acredito que
em 2019 o varejo apresentará bons resultados, tendo em vista a definição do
quadro político e a própria sucessão de anos anteriores muito ruins”, considera.

Felisoni associa o tardio aquecimento do varejo ao cenário político enfrentado nos
últimos anos. “O período anterior às eleições foi de profunda incerteza para a
população. O quadro político tem contribuído na recuperação da confiança do
consumidor”, avalia.

“Os primeiros meses revelam ainda um crescimento lento das vendas. Uma melhora
mais acentuada deve ocorrer no segundo semestre. O impacto das políticas
econômicas leva alguns meses para surtir efeito e precisamos analisar esse período
de retomada”, completa o presidente do IBEVAR.

O executivo ainda avalia o desempenho das vendas no e-commerce, que
representam apenas 6% do volume total de varejo. Entretanto, pontua que a
velocidade de expansão do modelo de negócios é de 2,5 vezes ou 3 vezes mais
rápida em relação ao varejo físico.

“O mercado e os consumidores estão em transformação. Acredito que as lojas
físicas também vão se reinventar para acompanhar esse processo e não ficar para
trás. Além disso, vivenciamos uma forte tendência da unificação dos canais de
vendas e distribuição das empresas”, finaliza Felisoni.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça as 11 formas de pagamento mais usadas atualmente

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

    Continue lendo Clique e leia
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais