FCDL Notícias

Varejo do Futuro: NFC, QR codes, Criptomoedas, lojas autônomas e muito mais

De acordo com o estudo da aceleradora Liga Ventures, em 2017 o Brasil registrava 115 jovens
empresas atuando no varejo 4.0. Em 2018, o número aumentou para 180, alta de 56%. O varejo
4.0 é uma tendência que aos poucos vêm se instalando no mercado brasileiro.

“Já é possível encontrar lojas autônomas, ou seja, sem funcionário. Você entra, selecione seu
produto, paga e vai embora. O que antes era improvável hoje já é uma possibilidade, pagamento
via NFC, QR Code, lojas sem estoque etc”, ressalta o CEO da Codeby, empresa de tecnologia,
Fellipe Guimarães.

Ainda na onda da tecnologia e do varejo do futuro, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo
e Consumo (SBVC), mais de 80% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como
meios de pagamento nos próximos 12 meses.

A quantidade de pessoas que fazem compras por meio de QR Codes também aumentou: em 2018
elas nem apareciam no ranking, agora já somam 17%. O estudo também mostrou que 27% dos
estabelecimentos ouvidos aceitam pagamentos por meio de apps.

“O QR Code e as moedas virtuais serão utilizadas não só para pagamento. O QR Code do futuro
será integrada com a mídia offline e online, adwords, boletos, código de barra. A vantagem dessas
mudanças são inúmeras, mas a padronização e unificação dessas informações serão grandes
diferenciais juntamente com a segurança via criptografia.”, destaca Guimarães.

Ainda sim, o período é de adaptação tanto para o lojista quanto para o consumidor. Para o Chief
Operating Officer da Codeby,Victor Santos, a tecnologia NFC pode substituir os pagamentos por
cartões de bancos. “O pagamento via NFC precisa ser validado por biometria ou senha para
funcionar, quando encostado na máquina leitora, por isso, traz certa segurança ao consumidor.

Mas, de qualquer forma, é um processo de adaptação, ainda existe um esforço no Brasil para
distribuir máquinas que aceitam este meio de pagamento, por exemplo”, complementa Santos.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais