FCDL Notícias

Varejo investe em porções reduzidas para atender ‘mercado single’

Os solteiros são o principal grupo na sociedade. Segundo o IBGE, 48,1% da população brasileira
são de pessoas solteiras contra 39,9% de casados, 5,9% de divorciados, desquitados e
separados judicialmente e outros 6,1% de viúvos. Um levantamento da Alelo sobre gastos de
trabalhadores com alimentos mostra que os solteiros gastam mais ao comprar comida para
casa, são cerca de R$ 58,81 por semana, o que representa 7,97% maior em relação aos
casados, que têm um gasto de R$ 54,47. Outro dado interessante é que 12,23% dos
profissionais solteiros realizam suas compras em atacados. O número é maior que dos casados
que é de 11,61%.

Buscando atender a demanda destes consumidores em específico, redes varejistas têm
investido em ‘mercado single’. Esse conceito propõe a oferta de produtos em pequenas
quantidades e em porções individuais de fácil preparo ou para consumo imediato.

Exemplo de varejista que investe nesse segmento é supermercado Bretas Cencosud, que
comercializa produtos direcionados a esse nicho. Na mercearia, existem opções como o azeite
de oliva – em frasco reduzido de 250ml -, arroz e açúcar de um quilo e os produtos – como
carne, frutas, verduras e frios – comercializados a granel. Além disso, na área de perecíveis
industrializados e congelados, o consumidor pode contar com embalagem individual de
lasanha, macarrão pronto, sanduíches, frascos menores de iogurte e até sobremesas prontas.
Essas opções facilitam a vida de quem gosta de comer em casa.

Vantagens no consumo de congelados

Um estudo da Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, mostra que 61% dos
brasileiros optam por pratos congelados, prontos ou semiprontos. Comer congelados
representa se alimentar com praticidade, sabor e rapidez. Além de poupar o tempo, os
congelados permitem economia ao consumidor, já que são uma opção mais barata do que
almoçar ou jantar fora. Também reduzem os gastos inclusos quando se cozinha em casa como
gás, eletricidade e empregada doméstica.

Outras vantagens são o controle de ingredientes e nutrientes – disponíveis no rótulo – e evitar
desperdício de comida. Feitos sob medida, os pratos congelados não geram sobras e ainda
permitem que o consumidor possa variar o cardápio da semana.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais