FCDL Notícias

Varejo registra queda de 7% no primeiro mês do ano

As vendas do varejo brasileiro apresentaram queda de 7% em janeiro, na relação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esta é a 22ª taxa negativa seguida.

Considerando o comércio ampliado, que também considera o segmento de Veículos e motos, partes e peças, bem como o de Material de Construção, as vendas caíram 4,8%.

Segundo o Instituto, na comparação anual, todos os segmentos apresentaram recuo nas vendas. Considerando a ordem de contribuição, ou seja, considerando os segmentos que apresentaram maior peso nas vendas totais, Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo se destacou, com queda de 7%.

Os segmentos de Combustíveis e lubrificantes (-9%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-6%) vêm em seguida.

Móveis e eletrodomésticos (-3,5%); Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-17%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,9%) fecham a lista dos segmentos.

Veículos, motos, partes e peças verificaram queda de -4,6%, enquanto o segmento de Material de construção (-0,3%), com menor peso na estrutura do varejo ampliado, registrou vendas próximas à estabilidade.

Considerando a passagem de dezembro para janeiro, o varejo apresentou queda de 0,7% nas vendas. Das 27 unidades da federação, houve queda em 14, com variações negativas a dois dígitos observadas em Roraima (-16,8%); Distrito Federal (-14,2%) e Goiás (-11,6%). Nessa mesma comparação, Bahia registrou estabilidade no volume de vendas.

Fonte: Portal No Varejo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais