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Veja dicas para engajar a sua equipe de trabalho

Com resultados de fazer inveja e status de uma das melhores empresas para se trabalhar, o Magazine Luiza conta o que faz para ter a adesão entusiasmada dos colaboradores. “Temos uma cultura muito forte de pertencimento e isso faz diferença”, diz Frederico Trajano, atual CEO da empresa. Ele confirma que seus funcionários são engajados, lembra que a companhia tem muitos profissionais com mais de 30 anos de casa e garante que o turnover é bem controlado.

A empresa fechou o segundo trimestre de 2016 com o triplo de lucro e um salto de 34% nas vendas digitais. Para Trajano, um dos trunfos da rede é a comunicação clara e transparente, o que mantém as pessoas bem-informadas e próximas. Somam-se a isso plano de carreira e capacitação constante. Tudo isso faz os funcionários se envolverem com a empresa em diferentes momentos. Confira:

• Reunião matinal: todos os dias, antes da abertura de cada uma das lojas, são realizadas reuniões de alinhamento para busca dos resultados.É feito um resumo do dia anterior e são combinadas as estratégias e metas para o dia. Todos têm o direito de fazer propostas e manifestar seus sentimentos. A reunião dura no máximo 20 minutos

• Rito de comunhão semanal: às segundas-feiras pela manhã, em todas as unidades, os colaboradores fazem apresentações para alinhar questões práticas

• Conselho de funcionários: toda loja tem um conselho e qualquer funcionário pode integrá-lo. Esse grupo ajuda, por exemplo, a garantir que as reformas das unidades saiam sem erros e sem retrabalho

• Seminário semestral de posicionamento estratégico: os líderes da empresa participam do seminário para apresentar e reconhecer as conquistas dos últimos meses e preparar a equipe para as metas da empresa

• Disque-Presidência: aberto a todos, permite ao colaborador denunciar práticas de má-fé e de lesão ao patrimônio da empresa. O sigilo é garantido, e a pessoa não sofre pena ou retaliação por fazer a denúncia

• TV Luiza: exibe um programa semanal, ao vivo, antes da abertura das lojas. Os protagonistas são os próprios colaboradores, que contam suas experiências e seus exemplos para obter bons resultados

• Portal Luiza: registra, em média, 2 milhões de acessos à página inicial por mês. Atualizado ao longo do dia, é a principal fonte (via intranet) de notícias e procedimentos que auxiliam o colaborador no desempenho de suas funções. Nele, o profissional também participa de fóruns e enquetes

• Rádio Luiza: sua programação, orientada por pesquisa de satisfação entre colaboradores, é executada nas lojas e centros de distribuição durante todo o período de trabalho. Como é ouvida também por clientes, traz ofertas e promoções, mensagens sobre qualidade de vida, boa alimentação etc.

Fonte: Portal SM

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