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Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

Você já ouviu falar sobre a importância de aderir ao mundo figital no varejo? Sim, estamos falando de FIGITAL, e não de DIGITAL. Mas afinal, o que isso significa? Quais são as mudanças que o figital proporciona? E, mais do que isso, o que fazer para garantir que o seu supermercado esteja dentro desta nova tendência que, ao que tudo indica, veio para ficar? É isso e muito mais que preparamos para você neste artigo. Acompanhe!

Entendendo o figital: a experiência multicanal e a jornada não linear no varejo

Muito já se fala sobre a importância do seu negócio aderir a omnicanalidade, ou omnichannel. Ou seja, se fazer presente e atender aos clientes em diversos canais. Porém, além da omnicanalidade, outro termo que também reforça a importância da integração dos canais ganha ainda mais força. Estamos falando do figital no varejo.

O termo figital nada mais é do que a união das palavras “físico” + “digital”. Dessa forma, ele remete à jornada do cliente que, por vezes, passa por canais físicos e digitais em uma mesma jornada de compra. Por exemplo:

Quando o cliente faz a compra via um canal online, como o whatsapp, aplicativo ou site, mas decide buscar as compras na loja;

O cliente vai até a loja e escolhe os produtos que ele quer, mas não leva as compras naquele momento, recebendo-os em casa.

O consumidor pesquisa o preço via encartes digitais e decide o que deseja comprar, mas prefere ir até o seu supermercado para fechar a compra. Entre outros.

Como você pode perceber, são várias as possíveis jornadas de compras presentes no modelo figital no varejo.

O que vale lembrar é que o digital valoriza a integração de canais. Assim sendo, não importa por onde o cliente se comunica e/ou compra da sua loja, a experiência deve sempre ser positiva.

Como – e por qual motivo – aderir do figital no varejo?

A resposta do motivo é simples: porque é isto o que o seu cliente quer.

De acordo com a pesquisa “Varejo em Transformação“, feita pela Deloitte em 2019 (ou seja, ainda antes da pandemia), em 65% das empresas ouvidas, mais da metade dos clientes já apresentavam comportamento figital. Por exemplo, vários deles consultavam preços na internet enquanto estavam na loja física.

Além disso, o estudo também sinalizou que as empresas que contavam com mais opções de canais apresentaram aumento nas vendas. Das 24% das empresas que possuíam cinco ou mais destes canais de vendas, 71% registraram aumento na saída dos produtos.

E, se antes da pandemia esses números já eram expressivos, eles aumentaram ainda mais de acordo com as mudanças no comportamento do cliente.

Aqui, vamos abrir um parênteses. É claro que cada um dos seus clientes é diferente e não existe como “generalizar” o que cada pessoa deseja. Ainda assim, compreender e seguir as tendências de consumo no varejo é essencial para que o seu supermercado não fique para trás. E por isso batemos tanto na tecla da digitalização do varejo e da integração das experiências físicas e digitais. Ou seja, do figital no varejo.

As vantagens de oferecer a experiência figital no varejo

Primeiramente, vale lembrar que o figital é mais uma prova que as lojas físicas não deixarão de existir. Mas que, para elas terem sucesso e acompanharem as novas tendências de consumo, é importante que elas estejam integradas com sistemas digitais.

Sabendo disso, podemos explorar um pouco mais os benefícios que o seu supermercado terá ao adentrar no mundo figital no varejo.

1. Comodidade, facilidade e praticidade

Uma das grandes vantagens do figital no varejo é facilitar a desburocratizar a vida do seu cliente. Isso acontece porque o figital permite que ele faça a sua jornada de compras da maneira que preferir.

Essa liberdade ajuda a garantir uma melhor experiência para o público e cria mais confiança, comodidade e credibilidade. Afinal, ele sabe que sempre que for comprar no seu supermercado, poderá fazer essa ação da forma que preferir. Seja via online, física ou… figital.

2. Estar sempre presente – e ser sempre lembrado pelo cliente

Quando você está presente em diversos canais, a chance de você sempre ser visto e lembrado pelo seu cliente é muito maior. Por isso, outra grande vantagem de oferecer a jornada de compra figital para o seu cliente é essa: a de estar presente na vida do seu shopper.

3. Aumentar as suas vendas

Oferecer experiências de compra integradas em diversos canais significa ter mais oportunidades de vendas. E elas são importantes tanto para atrair e conquistar novos públicos quanto para fidelizar os seus clientes antigos. E isso, é claro, representa uma maior chance de aumento nas suas vendas.

Ademais, uma boa dica para tornar a experiência do consumidor ainda mais completa é utilizar soluções tecnológicas a seu favor, por exemplo:

Aceitar diversas opções de pagamento – desde a possibilidade de aceitar vales alimentação e refeição, até a utilização do Pix, que está cada vez mais em alta;

Oferecer o self checkout para tornar o pagamento mais rápido e agilizado, e mais.

4. Por último, mas mais importante: proporcionar uma experiência melhor e mais completa para o seu cliente

O último tópico é, com certeza, o mais importante de todo esse texto. Afinal, toda a experiência figital no varejo tem um só objetivo: melhorar a experiência de compras para o seu cliente.

No fim, não são (apenas) os preços da sua loja que fazem com que o seu consumidor seja fiel a sua marca, mas sim a experiência que ele tem ao comprar do seu supermercado. Por isso, garantir que o seu varejo ofereça uma excelente experiência figital pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

 

Fonte: Gestão de clientes

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