FCDL Notícias

Veja o que pode mudar no consumo pós-crise

Baseada no mercado chinês, onde o pior momento da pandemia já passou, a Kantar mostra como deve ser o novo comportamento em relação aos gastos e atitudes pessoais

Com base em dados do mercado da China, onde a proliferação de Covid-19 já está praticamente estagnada, a Kantar traçou um cenário para o consumo depois da crise do Coronavírus. Uma das mudanças tende a ser a adoção de atitudes mais conservadoras nas decisões de compra. 

Maior atenção aos benefícios dos produtos e busca continuada por produtos e soluções desinfetantes devem se tornar comuns. Além disso, há expectativa de que surjam novas atitudes e comportamentos que irão permear o consumo, alinhadas com conceitos como economia para tempos difíceis, redução de gastos desnecessários, busca por prazeres instantâneos e valorização de momentos e ações que não podem ser comprados. Um exemplo é passar mais tempo com a família e amigos, maior busca por espiritualização e por evoluir como ser humano.

Outra sinalização da pesquisa da Kantar na China mostra que deve ocorrer diminuição ou mesmo corte em categorias de luxo e de entretenimento online passada a pandemia. Já eletrônicos, utensílios domésticos, equipamentos para ginástica em casa, bebidas alcoólicas e cosméticos medicinais devem permanecer em alta ou, pelo menos, sofrerem impacto limitado.

Nos gastos das famílias, despesas que podem aumentar são aquelas relacionadas à prevenção contra epidemias, itens de vestuário, cosméticos, remédios, alimentos, bebidas, ginástica, salões de beleza, limpeza doméstica, seguros de vida e consultas médicas, suplementos nutricionais, cuidados pessoais, refeições e entretenimento fora de casa, turismo e gestão de patrimônio. 

 

Fonte: Portal S.A Varejo 

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais