FCDL Notícias

Venda de celulares aumenta 25,4% no 1º trimestre

O mercado brasileiro de telefones celulares sinalizou uma recuperação no primeiro trimestre. As vendas de aparelhos avançaram 25,4% de janeiro a março deste ano, ante igual período de 2016, para 12,4 milhões de unidades, de acordo com estudo realizado pela consultoria IDC Brasil.

Em receita, os smartphones movimentaram R$ 13,3 bilhões no trimestre, alta de 22,6% na comparação anual. Os “feature phones”, aparelhos mais simples e mais baratos, alcançaram vendas de R$ 108,7 milhões no período, recuo de 22%.

“O pior momento do mercado de celulares no Brasil, vivido no início de 2016, foi superado e, dos últimos dez meses, em nove houve aumento de vendas”, diz Leonardo Munin, analista de pesquisa do mercado de celulares da IDC para América Latina.

Em 2016, a valorização do dólar ante o real, as mudanças tributárias e o cenário macroeconômico resultaram em estratégias conservadoras por parte dos fabricantes, levando à queda do setor, afirma Munin. No primeiro trimestre de 2017, além da estabilização da moeda americana, os lançamentos de marcas importantes a preços similares a versões anteriores e o resgate das contas inativas do FGTS impulsionaram o consumo, compara o analista.

Segundo o estudo da IDC Brasil, o tíquete médio dos smartphones passou de R$ 1.179, no primeiro trimestre de 2016, para R$ 1.142 em igual período deste ano. A venda de aparelhos acima de R$ 1.300 foi a que mais cresceu, de uma participação de 18,8% para 25,5% na comparação anual. Pela primeira vez essa faixa de preço ficou atrás apenas dos celulares entre R$ 700 a R$ 999, que representaram 49% do mercado.

A IDC Brasil prevê expansão de 7,2% no mercado de celulares em 2017, com 47 milhões de smartphones e 4,2 milhões de “feature phones” vendidos.

 

Fonte: Portal SM

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais