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Vendas: 10 motivos para investir na melhoria da gestão

Muito se fala sobre como o uso da tecnologia contribui com práticas de gestão bem mais
eficientes e seguras dentro do ambiente corporativo. E essa não é conversa de vendedor, não! É a
mais pura realidade. Hoje em dia, a empresa que não busca melhorar sua gestão corre o risco de
ser deixada para trás pelos concorrentes.

“E nesse sentido, nada traz mais melhorias de produtividade do que a tecnologia. Hoje já é
possível contar com sistemas no mercado 100% voltados para o modelo de negócios do
atacadista/distribuidor. Pensando nas peculiaridades do seu relacionamento com representantes
de venda, fornecedores e clientes”, comenta Fábio Faias, gerente Comercial da Bluesoft.

Aliás, a gestão de vendas é essencial para entender a realidade do mercado, as sazonalidades e o
comportamento do time de vendedores. “Outra função essencial é buscar novos canais de vendas
mais eficientes para o negócio, conseguindo equilibrar fontes de receita sem prejudicar a equipe
externa de vendas, muitas vezes extensa e distribuída por uma grande extensão geográfica cair”,
comenta.

Ele ainda destaca que os smartphones transformaram o mundo e o comportamento humano,
permitindo um ganho de tempo e precisão nas funções. “Hoje os sistemas facilitam a vida dos
usuários, trabalhando online e offline, quando não se tem conexão de dados, para nunca se parar
de vender; dando o poder para varejistas e para o usuário final comprar diretamente dos
distribuidores e organização para acompanhar dados de desempenho comercial em tempo real”,
analisa.

Vale ainda dizer que a gestão de vendas é o principal aspecto de aumento da rentabilidade das
empresas tanto do segmento varejista como atacadista distribuidor. “Uma empresa pode gerir
seus custos em várias etapas da sua cadeia de valor: na estratégia de compras, na administração
dos estoques, na eficiência logística, no gerenciamento financeiro, nas estratégias de marketing e
na gestão de pessoas. A gestão de vendas, porém, potencializa os ganhos obtidos nas demais
áreas e contribui decisivamente para a rentabilidade do negócio, com impacto muito grande”,
afirma Marco Antônio Salvo, consultor nacional da Sankhya.

Para Rodrigo Leão, diretor comercial da Neogrid, hoje, já se evoluiu muito na automação
comercial. Agora é necessário inteligência. “A gestão dos dados internos, utilizando notas fiscais
emitidas, controle de frequência e sequência das vendas dos principais vendedores, previsão de
vendas automática, geração de pedido inteligente, conversão via equipe de trade e 0800, gestão
automatizada de desconto e, principalmente, análise de mercado encontrando novos PDVs, tudo
utilizando inteligência artificial”, avalia. Ele ainda destaca que os benefícios da gestão comercial
automatizada são diretos. “Primeiro, liberação de caixa com a melhor gestão do estoque;
segundo, aumento de vendas com menos vendedores; e terceiro, aumento do ticket de vendas”,
afirma.

Mais competitividade
A chegada da transformação digital vem mudando o cenário e a forma de gerir os negócios. Para
Elói Assis, diretor-executivo do segmento de Varejo e Distribuição da TOTVS, a chegada da
transformação digital vem impulsionando vendas por meio de portais digitais, apoiadas em
informações preditivas que auxiliam na tomada de decisão. “E dessa forma, aumentam a rapidez,
reduzindo a dependência do contato humano no processo de venda”, avalia.

Investimentos
Os investimentos para o uso das soluções de vendas estão cada vez mais enxutos, permitindo que
o negócio ganhe escala rapidamente. “A cloud computing (computação na nuvem) reduziu os
custos com servidor, permitindo que mais empresas tenham acesso à tecnologia de ponta. Outro
fato que reduziu o custo com treinamento, o quanto ainda é necessário, são os investimentos em
UX/UI (design e engenharia de interfaces) e facilidade de se criar e difundir tutoriais dos
softwares”, comenta Balbo.

Já para Elói Assis, o grande desafio da adoção de novas tecnologias em seu modelo de negócio,
sobretudo no ciclo da transformação 4.0, que passou a contar com ferramentas de IA, Iot e BIG
DATA, de nada adiantará mantendo o pensamento humano 1.0. “Atualmente já existe um enorme
gap entre o que se tem disponível para uso com o real potencial que pode ser explorado com as
tecnologias atuais. Sem a mudança cultural, considerando investimentos em treinamento e
infraestrutura, o empresário terá dificuldade em conseguir concretizar o ciclo da transformação
digital”, avalia.

Na opinião de Douglas Bermeijo, CEO da LinkedBy, com a globalização, ferramentas como um bom
ERP de gestão empresarial e um sistema de automação de força de vendas utilizando dispositivos
móveis (smartphones e tablets) são ferramentas comumente implantadas pelo setor atacadista
distribuir. Porém, com a globalização elas já não trazem mais vantagens competitivas.

“Para evoluir é necessário aumentar a produtividade e conhecer o perfil dos clientes investindo
em softwares de gestão integrados com Big Data, Business Intelligence, plataformas de marketing
digital para monitoramento de mídias sociais, e assim por diante. Com a alta competitividade e
diminuição das margens ao longo dos últimos anos, para aumentar os lucros é necessário ganhar
tempo e ter uma boa organização, sem a ajuda da tecnologia e suas ferramentas é praticamente
impossível atingir as metas e continuar competitivo no segmento”, finaliza.

Os 10 motivos para investir em tecnologia e em um sistema de gestão de vendas:

Controle de todo o processo
Aumento de faturamento
Agilidade na venda, sem atritos e com alta disponibilidade
Redução de custos
Redução no ciclo da capacitação da equipe comercial

Redução na dependência do vendedor
Informações para o planejamento comercial
Conquista de novos clientes
Clareza na gestão das métricas e avaliação de performances
Agilidade na tomada de decisões estratégicas

Fontes: Elói Assis, diretor-executivo do segmento de Varejo e Distribuição da TOTVS; Hebert
Balbo, gestor de Mercado – Vendas da Máxima Sistemas e Douglas Bermeijo, CEO da LinkedBy.


Fonte: Newtrade

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