FCDL Notícias
Vendas do varejo crescem no começo de setembro com campanha promocional, diz Cielo
A campanha Semana do Brasil registrou uma receita de 7,9% superior ao
da média de períodos comparáveis
As vendas do varejo no Brasil cresceram no começo de setembro,
impulsionadas por promoções de lojistas entre os dias 6 e 15, de acordo
com levantamento da empresa de meios de pagamento Cielo divulgados
nesta segunda-feira.
Segundo os dados, a receita nominal do varejo no país nesse intervalo, no
qual lojistas participaram da campanha Semana do Brasil, foi 7,9%
superior ao da média de períodos comparáveis, considerando mesma
composição de dias da semana, dos últimos meses. O movimento foi
puxado pelas vendas do comércio eletrônico, que deram um salto de
18,5%.
Por segmentos, o de maior expansão foi o de cosméticos, com uma
disparada de 19,8%. O subgrupo de móveis, eletro e lojas de
departamento teve expansão de 12,6%.
Já na comparação com igual período de 2018, a expansão foi de 11,3%.
Excluindo o efeito calendário — o feriado do Dia da Independência (7) foi
numa sexta-feira no ano passado e num sábado neste ano — a alta foi de
10,3%.
Para o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, o resultado
mostrou que o consumidor respondeu à campanha promocional e que os
resultados sobre as vendas nas semanas seguintes ainda são incertos.
“Foi a primeira campanha promocional nesta data e vamos ter que
aguardar os dados posteriores para saber se houve uma antecipação de
compras, o que pode eventualmente ter algum impacto sobre a Black
Friday”, disse ele, referindo-se a outro período promocional, na virada de
outubro para novembro.
(Por Aluísio Alves)
Fonte: Época Negócios