FCDL Notícias

Via Varejo vai testar modelos diferentes de loja

A Via Varejo, formada da união de Casas Bahia e Ponto Frio, está estudando um novo modelo de lojas, mas ressaltou que não detalharia o plano ao mercado, disse o comando da empresa em teleconferência nesta manhã com analistas sobre o resultado do primeiro trimestre.

A empresa informou que não tem plano agressivo de abertura de lojas em 2017 — até o momento, abriu duas. Sobre o desempenho das vendas, ressaltou que março foi o melhor mês até o momento e abril continua com bom desempenho. “O mercado está um pouco mais positivo”, disse o presidente Peter Paul Estermann, na teleconferência.

Ele não descarta algum efeito positivo da liberação de recursos de contas inativas do FGTS, que já ajudou o desempenho de março, e ponderou sobre o potencial imacto dos vários feriados no mês, embora ainda enxergue crescimento de vendas no canal online e nas lojas físicas.

Sobre o negócio online, o presidente ressaltou que a empresa quer transformar a cultura da companhia para um negócio digital. E ressaltou que mais de 30% da venda de “produtos elegíveis” acontece pelo sistema “retira em loja” (cliente compra no site e retira em pontos físicos).

O lucro líquido da empresa atingiu R$ 97 milhões de janeiro a março, versus R$ 9 milhões em 2016.  A direção da Via Varejo informou que, apesar de prever equilíbrio nos números, conquistando o “breakeven” ao longo de 2017 no negócio on-line, o primeiro trimestre já apresentou resultado “marginalmente positivo”.

Estermann disse, ainda,que a companhia identificou novas sinergias, além das já anunciadas, após a integração entre site e lojas físicas, mas não mencionou exemplos desses novos ganhos.

A respeito da operação de “marketplace” (plataforma eletrônica em que a empresa hospeda operações de diferentes lojas), a companhia informou que fez uma “depuração” de sua base de lojistas para manter o nível de serviço. São cerca de dois milhões de lojistas na base. A companhia não informou o volume de lojistas retirados na base, mas disse que a saída acontece ao mesmo tempo em que novos lojistas entram no sistema.

Desde o fim do ano passado, a operação on-line e de lojas tradicionais do Via Varejo operam no mesmo escritório, em São Caetano do Sul (SP).

Fonte: Portal Eletrolar

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais