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Vitrine de Natal: 7 dicas estratégicas para lojistas

Com a chegada do fim de ano, a concorrência no varejo brasileiro se
acentua. Em meio a esse processo, ganham preferência do consumidor as
lojas que oferecem os melhores serviços e experiências. De acordo com
Luciana Locchi, especialista em vitrinismo do Clube da Mesa Posta, é a
partir da vitrine que o relacionamento entre marca e público tem início.
Com isso, a expert na área elencou 7 dicas estratégicas para ajudar o
lojista na composição da vitrine de Natal.

1.Conte uma história

O lojista que quiser destacar sua vitrine precisa se valer do apelo natalino
para construir uma boa história temática e, dessa forma, “encantar o
cliente”. Com isso, experimente apresentar uma cenografia natalina
criativa e moderna, seja por meio de um artigo inusitado ou detalhe
diferente na decoração. Explore sua criatividade!

2.Utilize truques

Elementos que piscam, se movem ou que interagem de alguma forma
tendem a chamar mais atenção do público. Se possível, acrescente à
cenografia da vitrine animações, decorações com luzes ou elementos
robotizados. Além de complementarem a ideia da primeira dica, esses
truques darão mais vida e dinamismo ao seu mostruário.

3.Aproveite o espaço disponível

Ao planejar a composição da vitrine de Natal, é importante pensar no
espaço que se tem disponível para trabalhar. Expor muitos produtos ou
mesmo deixar a vitrine vazia são dois extremos que podem prejudicar
bastante o visual da sua vitrine. Exponha os itens certos, como
lançamentos ou produtos líderes de vendas da sua loja.

4.Harmonize as cores

Quem acha que o Natal é representado apenas pelas cores verde,
vermelho e dourado está equivocado, mas isso também não significa que
seja conveniente utilizar todas as cores da época de uma só vez. Para não
cometer esse erro, utilize poucas cores na composição e, de preferência,
que transmitam harmonia, sensação de limpeza e organização.

5.Cuide da iluminação

A iluminação é um dos quesitos mais importantes para criação de um
ambiente agradável. Quando mal utilizada, ela pode desvalorizar a
apresentação de produtos, deixando de destacar os itens e pontos focais
que se quer deixar em evidência. É importante também que as lâmpadas
utilizadas tenham cor e temperatura correspondentes ao contexto da
vitrine.

6.Adeque a decoração

Assim como em qualquer outra data comemorativa, a vitrine de Natal
precisa informar sobre o mercado de atuação da loja. De outro modo, o
estabelecimento será facilmente confundido com outro qualquer, o que
pode afastar oportunidades de compra. Dessa forma, planeje a cenografia
do espelho da sua loja de maneira que ele deixe bem claro a identidade e
missão do seu ponto de venda.

7.Aposte em ideias baratas

Mesmo no Natal, é possível apostar em ideias criativas e rentáveis para
seu negócio. Que tal apostar em uma vitrine de Natal mais minimalista,
com poucos elementos, ou mesmo adesivos nos vidros ou esculturas
realizadas com os próprios produtos da sua loja? São apresentações
econômicas e que com certeza vão despertar a atenção do cliente.

Fonte: Revista Varejo S.A

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