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Walmart faz ajustes para crescer no e-commerce

O Walmart é um gigante do varejo, mas Doug McMillon, CEO da empresa, admite
que teve que fazer grandes ajustes para manter o comércio eletrônico e, mais
especificamente, concorrer com a Amazon, após ter ficado para trás. O executivo
afirmou que o Walmart está passando por uma transformação para atender às
novas demandas de compras dos consumidores.

“Obviamente lojas de tijolos e argamassa são uma coisa. O comércio eletrônico, de
certa forma, começou a parecer um canal independente ou um negócio
independente”, disse McMillon. “Sim, nós ficamos para trás e temos feito várias
coisas para acelerar esse progresso, aprender ao longo do caminho e nos aprimorar
no que se refere à experiência do cliente.”

O varejo evoluiu para um “mundo omnichannel”, onde as lojas do Walmart são um
benefício. A companhia possui 11.300 lojas em todo o mundo. “Hoje estamos muito
focados em criar uma experiência perfeita para a marca Walmart, unindo as lojas e
o comércio eletrônico”, esclareceu McMillon. “As lojas têm algumas vantagens e
estamos tentando aproveitar ao máximo isso. E, em seguida, acompanhar o
comércio eletrônico e melhorar a experiência do cliente, colocando-os juntos de
uma maneira única, que os clientes não apenas economizarão tempo e dinheiro,
mas também criando a experiência ideal.”

McMillon procurou mostrar que o Walmart não está apenas prestando atenção à
concorrência, mas também está disposto a adotar as melhores práticas deles. Com
relação ao gigante do comércio eletrônico Amazon, ele destacou a inovação e a
velocidade entre as qualidades a serem replicadas.

“Não somos orgulhosos, não somos egoístas”, disse McMillon. “Se alguém está
fazendo algo melhor do que nós, vamos copiar e colar o que devemos. No caso da
Amazon e outros, claramente os clientes estão respondendo à conveniência”.

Uma das maneiras pelas quais McMillon demonstrou as diferenças entre o Walmart
e a Amazon são suas lojas de tijolo e argamassa e cadeia de suprimentos. O Walmart
tem mais de 100 centros de distribuição e atendimento, mas, segundo McMillon,
eles desempenham várias funções. Existem cerca de 20 centros de atendimento
“dedicados ao e-commerce”. Segundo o site da Amazon, a empresa possui mais de
75 centros de atendimento.

Mas McMillon disse que as lojas do Walmart operam como “lojas duplas e centros
de coleta”, especialmente para itens perecíveis, como alimentos, que precisam ser
vendidos em um curto espaço de tempo ou descartados. A empresa reforçou suas
opções para colocar itens nas mãos dos clientes, com o click and collect ganhando
popularidade.

Fonte: Mercado & Consumo

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