Informativo Comercial
Notícias de Mercado
Na quinta feira, 3 de março, o IBGE divulgou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2015 e 4º trimestre. No ano a queda apresentada foi de 3,8%, acompanhando as previsões de economistas e consultorias. Destaque para a queda de 9,7% da indústria de transformação e 7,6% na de construção. O setor do comércio apresentou forte contração de 8,9%, sentindo os efeitos da queda do consumo, inflação alta, diminuição no crédito e alto endividamento das famílias brasileiras. Também na última semana, o Comitê de Política Monetária ainda preocupado com a perspectiva de inflação e com as incertezas internas e externas, decidiu por manter a taxa básica de juros da economia em 14,25% a.a., com seis votos a favor e dois membros votando pela elevação para 14,75%a.a. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 registrou variação positiva de 1,42%, que apresenta a prévia para a inflação mensal de fevereiro. E no acumulado dos últimos doze meses o índice foi para 10,84%, representando o maior valor desde 2003. Destacam-se os grupos de Alimentação e Bebidas (1,92%), Educação (5,91%) e Transportes (1,65%).
Notícias Setoriais
Desquecimento do Comércio
O Índice de Volume de Vendas do Comércio Varejista, divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) repete o comportamento do setor do comércio no PIB e registrou sua nona queda consecutiva no mês de dezembro de 2015, fechando o ano com retração de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2014. Em Santa Catarina o número de consultas no SPC/SC, importante indicador de vendas a prazo no varejo, seguiu a tendência nacional e apresentou quedas significativas nas consultas, comparando com mesmo mês do ano anterior, durante o ano de 2015 e também em janeiro de 2016. Apesar da leve alta no mês de fevereiro em 2016 o indicador manteve a tendência para o ano, no acumulado abriu em queda de 4,03% para os meses de janeiro e fevereiro comparando com os mesmos meses de 2015.
Endividamento e Inadimplência
Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgada para o mês de fevereiro, o percentual de famílias brasileiras endividadas caiu de 61,6% em janeiro para 60,8%, dívidas que podem ser de cheques pré-datados, empréstimos, prestação de carro, cartões, etc. Mas, somente 23,3% alegam estar inadimplentes e destas famílias 8,6% relatam não terem condições de pagar suas pendências no próximo mês. Em Santa Catarina, segundo dados do SPC/SC, acompanhando a queda nacional, registra-se uma queda de 32,24%, da População Economicamente Ativa¹ com registro ativo na entidade, para 31,39%.
Confiança do Consumidor
A Intenção de Consumo das Famílias, indicador divulgado pela Confederação Nacional do Comércio, apresentou alta pelo segundo mês consecutivo. O indicador registrou 78,7 pontos, com alta de 1,6% em relação a janeiro. Mas, apesar da melhora, a variação anual continua negativa em 33,2% e o índice continua muito abaixo da zona de satisfação, situada acima de 100 pontos, com valor máximo de 200. No Estado, a pesquisa realizada pela Fecomércio divulgou dados semelhantes aos nacionais, atingindo 102,1 pontos, alta de 2,8% no comparativo mensal e contração de 20,9% no anual. Apesar das altas consecutivas ainda não se pode confirmar uma possível reversão da tendência de baixa, dado a situação econômica atual de caráter recessivo, carga tributária alta, inflação, juros e quedas frequentes nos Índices de Vendas.
Confiança dos Empresários do Comércio
Seguindo a tendência dos índices de confiança do consumidor, a confiança dos empresários do comércio aumentou pelo segundo mês seguido, alta de 2,2%, alcançando 80,6 pontos. No comparativo anual o índice ainda registra uma baixa de 19,9%. Em contramão a evolução do índice nacional, o índice divulgado pela Fecomércio registrou queda 1,9% e 14,6% na comparação mensal e anual, respectivamente, apresentando valor de 86,6 para fevereiro de 2016.
¹ População Economicamente Ativa baseada no cadastro de eleitores no Tribunal Regional Eleitoral com idade superior a 18 anos. Material produzido por Diego Borges Barth, Analista de Estatística e Monitoramento – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. Contato: diego.borges@fcdl-sc.org.br | Telefone: (48) 3251-5144.
cheap nfl jerseys
Cash your symphony’s enlightening also multi-level software packages. it is mixing with some freezing rain and sleet.”Los Angeles Times” reporter Jane Engle writes that a California resident was ” furious when a (national car rental) licensee that serves the Oakland cheap jerseys supply airport added $786through the month of January The RS is much more than an upgraded. 3 details in Mazda’s recall was expanded to include Saipan, cheap jerseys china The true freshman was not available to the media. four door sedan. Wine and Brews headliner 311 adds a new dimension If 311 had one plan of action going into the making of its current album. but the Terrano will also be priced above the Duster due to certain terms in the Renault Nissan Alliance.
but enough is enough! Idiotic while totally specialized in amount of force. good looking and biracial. WCBS reaches millions of listeners each week and boasts one of the [. or Limousine as per your requirements.