As CDLS na frente

22/12/2017|

11:28

3 passos para implementar a governança corporativa em franquias

Redes de franquias que querem receber investimento, conquistar crédito bancário ou apenas manter uma gestão transparente e eficiente precisam respeitar os preceitos da governança corporativa. Em um workshop na 17a Convenção ABF do Franchising, na ilha de Comandatuba, na Bahia, franqueadores e franqueados elaboraram esses passos para adotar essas boas práticas.

Planeje
Mecanismos de governança corporativa incluem implementar um ERP (software de gestão) em toda a rede, consolidar as informações contábeis, montar conselhos de família (se for o caso) e de administração e fazer um acordo de acionistas. A empresa deve fazer um planejamento para implementar esses elementos, incluindo os gastos com tecnologia, advogados e contadores. “Não precisa fazer tudo de uma vez, mas é importante ao menos ter um ERP que traga números com um bom nível de confiança”, diz Sebastian Yoshizato, sócio executivo da KPMG.

Alinhe
A cultura da empresa deve estar alinhada com os preceitos de governança corporativa, entre os dirigentes (e seus sucessores), os funcionários e os membros do conselho de administração. Todos deverão seguir as mesmas regras e ter condições de levar o negócio ao patamar planejado. Caso a empresa receba investimento, o fundo deverá também ter uma cultura que permita ao negócio manter a sua alma.

Envolva
Os franqueados – empresários e empresas separados da franqueadora – também precisam seguir as práticas e regras da governança corporativa. Para isso, as determinações de reporte de dados financeiros, por exemplo, precisam estar dispostas no contrato de franquia. E todos os preceitos devem ser reforçados no dia a dia. “É uma questão de relacionamento. O franqueador precisa dar o direcionamento para o franqueado”, diz Carlos Sadaki, vice-presidente da Trend Foods, dona do Gendai e do China in Box.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio

Você também pode gostar:

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio