A FCDL e o Sebrae promoveram o 1º Encontro Realiza entre os coordenadores e líderes das câmaras setoriais das CDLs de todo o Estado. O evento foi realizado nesta terça-feira (28/10), em Florianópolis.

A CDL Tubarão foi representada pelo coordenador da entidade, Leonardo Oliveira, além da coordenadora das câmaras setoriais, Júlia Fernandes, das presidentes da CDL Mulher, Ana Carolina Marim, da Câmara das Corretoras de Imóveis do Sul do Estado, Virgínia Vieira Matos, e do líder da Câmara do Centro de Tubarão, Maycon Maurício.

Entre as atividades, os destaques foram as palestras de Nilmar Paul, CEO do HUB20* (plataforma de conhecimento para associações empresariais), e Daniel Keller, especialista em desenvolvimento de pessoas e autor do livro Antes de tudo, as pessoas.

Enquanto o tema de Nilmar foi Associativismo de resultados, o assunto tratado por Daniel foi O que podemos fazer juntos.

O encontro é uma iniciativa conjunta que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de líderes e empreendedores das CDLs catarinenses. “O Realiza é mais do que um programa — é um movimento de fortalecimento das CDLs e dos empreendedores catarinenses. Este encontro simboliza o quanto evoluímos juntos, Federação, Sebrae e nossas entidades locais, na construção de um associativismo moderno, colaborativo e de resultados”, declarou Onildo Dalbosco Júnior, presidente da FCDL/SC.

O processo de regulamentação e expansão das câmaras setoriais iniciou em 2024 e, em menos de um ano, o número delas saltou de 30 para mais de 150. Este avanço representa o amadurecimento do associativismo e o comprometimento com o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.

As câmaras setoriais têm um papel essencial dentro das CDLs, atuando como órgãos complementares que fidelizam associados, atraem novos empreendedores, fortalecem a representatividade e o protagonismo das entidades e contribuem para o desenvolvimento do comércio, dos serviços e da indústria local.

Júlia Fernandes, coordenadora das câmaras da CDL Tubarão, citou a Câmara das Panificadoras de Joinville como um caso de sucesso e de relevância desses grupos segmentados. “Agindo em conjunto, as padarias que participam da câmara conseguiram diminuir o preço do gás e do atendimento obrigatório de uma nutricionista aos estabelecimentos”, exemplificou.