As CDLS na frente

07/07/2021|

19:30

CDL Jovem Blumenau retoma encontros presenciais com cases de sucesso

A CDL Jovem Blumenau retomou as atividades presenciais e o primeiro encontro do grupo, realizado na noite de 24 de junho, apresentou diferentes cases de sucesso. A reunião contou com a participação de 22 profissionais, dentre nucleados, jovens empreendedores e também o presidente da Entidade, Eduardo Soares, que aproveitou para ressaltar o engajamento do núcleo.

“É muito positivo ver a CDL Jovem Blumenau forte e atuante, com grande adesão, mesmo dentro das limitações exigidas no momento. Este retorno é muito importante, especialmente por inspirar jovens empreendedores com histórias nascidas no próprio núcleo”, destacou.

Na ocasião, o coordenador do núcleo, Rodrigo da Silva, recepcionou os participantes e abriu a reunião com a apresentação do planejamento da CDL Jovem para o 2º semestre de 2021. Segundo ele, o núcleo pretende manter os encontros presenciais e retomar as ações que estavam suspensas por conta das medidas restritivas devido à pandemia.

“Queremos dar continuidade aos projetos que havíamos deixado em espera desde o último ano. Com o calendário de vacinação definido em Santa Catarina, podemos organizar melhor as ações, retomar as visitas técnicas a empresas e fazer as reuniões quinzenais com maior segurança para os nucleados”, explicou Silva.

Cases de Inovação e Sucesso

Em seguida, o nucleado Maycon Luiz foi convidado para o espaço “Momento do Associado”, no qual fez uma breve apresentação sobre a Fix It – Soluções em Tecnologia, e falou sobre o mercado de atuação da empresa e os serviços prestados, que vão desde infraestrutura corporativa, licenciamento de software, até suporte técnico.

No decorrer do encontro, os participantes receberam os sócios-proprietários das empresas S2M2 Company e Usine – Soluções Industriais,fundadas em 2020, e que nasceram de sociedades firmadas por integrantes da CDL Jovem Blumenau.

S2M2 Company

Allan Klotz Sewald e Arthur Elias fundaram a S2M2 Company norteados por um propósito: proporcionar soluções e facilitar a logística de importação para empresas dos mais diversos ramos. A empresa atua como comercial importadora, fazendo serviços que vão desde a importação de produtos, até desembaraço aduaneiro, trading, Siscoserv, além de operar no armazenamento e logística de dropshipping nacional e internacional.

Para os sócios, a falta de capital foi a maior dificuldade para fazer o negócio sair do papel: “Em meio a uma pandemia, ninguém queria arriscar o dinheiro e investir nas ideias de dois ‘jovens sonhadores’. Tivemos muito trabalho, mas conseguimos mostrar que nossa marca iria muito além de uma planilha com bons resultados”, comemorou Sewald.

Para a dupla, o negócio tem como alicerce a força para se reinventar, pois a inspiração para o desenvolvimento da empresa surgiu diante das necessidades geradas pela pandemia do novo coronavírus.

“Muitas ideias novas surgiram com a imposição de uma nova demanda de consumo. O estudo de mercado, planejamento e ações rápidas fizeram com que tudo desse certo. O digital e a tecnologia também passaram a ser premissas de sobrevivência para o nosso negócio”, afirmou o empreendedor.

Ao final da apresentação, Elias ressaltou a importância do Núcleo Jovem da CDL Blumenau para a criação da empresa: “Nossa iniciativa só teve sucesso devido a encontros como esse aqui, na CDL Jovem. O Allan e eu criamos uma amizade no núcleo e montamos um negócio juntos que está nos rendendo grandes aprendizados e conquistas”, completou o empresário.

Usine – Soluções Industriais

No segundo momento, Douglas Moraes, Jansle Jeffrey Kreutzfeld e Jefferson Godoy assumiram a palavra para explicar sobre a Usine – Soluções Industriais.

A empresa foi idealizada por Godoy, que começou a colocar o projeto em prática ainda no início do ano passado. Segundo ele, que tem ampla formação na área de mecânica, existia uma lacuna no que diz respeito à oferta de soluções completas no serviço de montagem e manutenção de equipamentos, e que poucas empresas eram capazes de preencher.

“Sempre percebi uma carência neste setor. Muitas vezes, uma empresa encomenda uma máquina para uma demanda específica e o equipamento é projetado por um engenheiro, as peças são feitas por uma empresa, o esquema elétrico é feito por outra, outros componentes por outra e, caso seja necessária uma manutenção, não se sabe quem prestará o serviço. Por isso, pensei em um negócio que fosse capaz de produzir um maquinário do zero e oferecer todo o suporte ao cliente”, relatou o empresário.

No fim do ano passado, diante na necessidade de prospectar clientes e consolidar o setor comercial da empresa, Godoy convidou Kreutzfeld para ser sócio no novo empreendimento.

“Quando pensamos sobre como a Usine nasceu e foi sendo montada, podemos dizer tudo foi possível porque nós estávamos na CDL Jovem e conhecíamos as pessoas certas que poderiam nos orientar a fazer o projeto sair do papel e crescer”, afirma Kreutzfeld.

O espaço onde, atualmente, opera a Usine, foi adquirido com o apoio do terceiro sócio, Douglas Moraes, que também é proprietário da marcenaria Decor Metric. Antes, o lugar servia como uma tornearia mecânica de um amigo do pai de Moraes, que foi convencido de que o local precisava de um novo propósito.

Conhecedor do meio industrial, Moraes foi o último a integrar o time da Usine. Para ele, as diferentes visões de mercado são o que mais contribuem para o crescimento da empresa.

“Eu vejo que cada um de nós tem um ponto de vista complementar ao outro na hora de solucionar os problemas. Podemos convocar uma reunião e divergir muito, mas isso acontece porque um enxerga o que o outro ainda não considerou, e é graças a isso que o negócio está dando resultado”, finalizou Moraes.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

Você também pode gostar:

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba