O Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Florianópolis e demais agentes do setor, lançou o Plano de Promoção Integrada do Turismo de Florianópolis e Região, em evento híbrido, realizado no Terraço Panorâmico do Floripa Airport, no dia 29 de julho. Para o presidente da CDL, Marcos Brinhosa, o momento é de unir forças para que o setor prospere e potencialize a retomada econômica na capital e no estado.
Na ocasião, foi apresentado ao mercado um planejamento com cerca de 50 ações, em três frentes de trabalho: marketing digital com foco no público final e perfil do viajante; relacionamento com os principais distribuidores dos destinos turísticos; e eventos do setor. Todas as ações buscam a retomada segura e organizada do turismo, um dos ramos mais afetados pela pandemia.
De acordo com Humberto Freccia Netto, coordenador-geral do Fortur, o grande diferencial desta iniciativa é a união das principais entidades, poder público e iniciativa privada, todos em uma única direção, em uma ação planejada de maneira estratégica, em prol de um campo fundamental para a economia do Estado e da região da Grande Florianópolis.
Além da CDL, participaram do evento as principais entidades do Turismo catarinense, Convention & Visitors Bureaux da Grande Florianópolis, Santur e Secretarias Municipais de Turismo. Também maracaram presença, representações da iniciativa privada como a Zurich Airport Brasil, Resort Costão do Santinho, Hotéis de Jurerê Internacional e a ITA Transportes Aéreos.
O evento ainda marcou a chegada a Santa Catarina da mais nova cia aérea do Brasil, a ITA Transportes Aéreos, com a presença dos principais executivos da empresa. O voo inaugural da ITA no Estado ocorreu neste domingo, dia 1º, com a rota Guarulhos-Florianópolis.