As CDLS na frente

12/08/2016|

17:48

Pelo 4º ano, alunos de Videira estão no Recicla na Escola

A água é um bem incomparável e insubstituível para a vida humana. Tanto que em 2010 a ONU declarou o acesso à água um direito humano universal. Garantir água potável e saneamento básico a todas as pessoas é um dos principais objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos globalmente em 2015 para mudar o mundo positivamente. A má qualidade da água e a sua carência são a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo, alerta o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

De acordo com o levantamento, 884 milhões de pessoas não tem acesso à água potável no mundo. Além disso, 40% da população mundial não tem acesso ao saneamento básico. Diante destes números, o consumo consciente e responsável é vital para que tenhamos água potável para todos. A urgência de preservar as fontes de água e o ecossistema apropriado à sua qualidade é gritante.

Por isso, o Recicla CDL na Escola deste ano, traz em sua sexta edição, o tema “O que fazer para economizar água e salvar o planeta?“. Fechar torneiras, diminuir o tempo no chuveiro, verificar possíveis vazamentos em casa, lavar o carro e a calçada utilizando balde em vez de mangueira: são diversas as ações que podemos tomar para economizar e otimizar o consumo da água.
Além disso, a conscientização é a maior arma contra o desperdício. Por isso, na terça-feira, 9 de agosto, a CDL Videira firmou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para oficializar a participação dos alunos da Rede Municipal no concurso.

A parceria foi firmada em uma reunião entre a gestora executiva da CDL Videira, Larissa Seemann Perondi, a secretária municipal de Educação, Roberta Martinez, e a coordenadora pedagógica, Lucimere Tonello. Segundo a secretária, alunos e professores das oito escolas do município serão estimulados a participar, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores. Essa será a quarta vez que Videira participa do projeto. Durante a reunião, Larissa entregou à secretária um DVD e um manual com informações sobre o concurso para elaboração de redações e desenhos.

Os trabalhos deverão ser elaborados até o dia 7 de outubro. A seleção da redação e do desenho vencedor, que representarão o município na fase estadual do Concurso acontece até o dia 28 de outubro. Já os vencedores da fase estadual serão conhecidos até o dia 18 de novembro e a solenidade de premiação dos cinco melhores desenhos e cinco melhores redações acontecem até o dia 30 de novembro. As melhores produções serão premiadas com kits escolares e tablets.

Também já está no ar o site da Liga Sustentável, cujos personagens fazem parte do Concurso. No portal, professores e alunos encontram todas as informações sobre a sexta edição do Concurso, o tema, as cartilhas educacionais criadas especificamente para o Concurso e seu respectivo cronograma de datas. “O projeto Recicla CDL que já recolheu mais de 100 mil quilos de lixo eletrônico em Videira, mais uma vez também vai agir nas escolas, conscientizando as crianças e as tornando multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente. Com isso, mais uma vez nossa entidade cumpre seu papel social, no meio onde está inserida”, apontou Larissa.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”