As CDLS na frente

30/08/2016|

22:08

CDL Balneário Piçarras: vendas em foco de palestra

“Ninguém perguntou o meu nome! Ninguém disse vamos levar!”. Com essas afirmações, o professor Emmanoel José Lourenço abriu o workshop promovido pela CDL Balneário Piçarras ‘Apertem os cintos: o cliente sumiu!’ na segunda-feira, 25 de julho. Durante duas horas, com o auditório da Câmara de Vereadores lotado, o professor transmitiu dicas e conceitos focado em estratégias de marketing e vendas para o comércio ser mais assertivo em um contexto econômico desfavorável. Antes, o palestrante fez o cliente oculto em sete empresas da cidade e abriu a atividade destacando pontos positivos e negativos do atendimento no comércio local. “Posso dizer que nestes mais de 11 anos de CDL esta foi uma das melhores palestras que já participei e tive o prazer de organizar. A atitude do Emmanoel de visitar e  fazer um reconhecimento da realidade do atendimento local foi um ponto muito positivo nunca antes feito aqui. Tenho certeza que todos os presentes puderam refletir e se motivar para um melhor desempenho em suas funções”, afirma a gestora executiva da entidade, Adalgiza Varela Baumgartner, gestora executiva da CDL. Além de sugerir uma abordagem e negociação mais assertivas, Lourenço avaliou estrutura, layout e apresentação de produtos. “Precisamos compreender o comportamento do consumidor. Precisamos fazer análise de perfil, não simplesmente cadastro. Faltam ações de pós-venda e fidelização. Na realidade, a grande maioria das empresas não foca em planejamento e ações de gerenciamento de crise. Se passarem a dar atenção a esses pontos, os resultados virão com certeza”, enfatiza Lourenço, que é especialista em Comunicação Integrada de Marketing e em Comportamento e Gestão de Pessoas. O palestrante destacou aspectos voltados ao microambiente, no qual a empresa pode intervir diretamente, e no macroambiente, que influência na vida da empresa, mas que ela não tem domínio sobre esses aspectos como: economia, situações climáticas, demográficas entre outros. Também foi abordado o comportamento do consumidor frente a produtos e serviços de natureza básica e supérflua.

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