Semana Lojista

CDL Maravilha promove 4ª edição do Fórum Empresarial

Presidente da Chapecoense narra sua trajetória

Com foco na gestão financeira empresarial e pessoal, a CDL Maravilha promoveu o 4º Fórum Empresarial em parceria com o curso de Administração da Unoesc Maravilha.

Com patrocínio do Sicredi Alto Uruguai, a abertura do encontro foi na segunda-feira, 10 de outubro, no Lar de Convivência com a palestra “Do sonho à realidade”, ministrada pelo presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro. O evento foi prestigiado por 400 pessoas, entre elas o diretor-executivo da Sicredi, Jaques Samuel dos Santos.

O diretor-executivo da Sicredi ressaltou que a cooperativa de crédito sente orgulho em ser parceira na realização do encontro pelo quarto ano consecutivo. “Este evento fortalece e destaca principalmente a classe empresarial e acadêmica. A Sicredi tem como diferencial o relacionamento cooperativista, que tem como foco a união e parcerias, o que ocorre neste evento”, pontua.

O presidente da Chapecoense narrou sua trajetória pessoal e na Chapecoense, pontuando fases difíceis, vitórias e aprendizados. Pallaoro lembrou que seu acesso na Associação foi liberada na época em que entregava frutas para a equipe, e assim, em 2009, se tornou diretor do clube.

Pallaoro assumiu a presidência da Chapecoense em novembro de 2010 e, já em 2011 começou a história da mudança do clube. “No início de 2011 começamos a trabalhar com a gestão compartilhada, que foi o grande salto que a Chape deu”, comenta, pontuando que na época instituiu a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo no clube. “Organizamos as atividades, passamos a trabalhar com gestão, futebol e marketing”, complementa.

De acordo com ele, a cada ano são estabelecidos objetivos e o esforço é coletivo. “Contamos com 135 colaboradores, somos uma empresa forte em Chapecó e região, mas desde o roupeiro até o presidente todos tem o mesmo valor. De nada adianta nós pensarmos de uma forma e os colaboradores de outra, todos precisam ter o mesmo objetivo”, justifica.
Conforme Pallaoro, hoje somente 11 municípios do Brasil tem equipes na série A do Brasileirão. Ele ressaltou que muitas vezes é questionado como a Chapecoense está conseguindo se manter na elite do futebol brasileiro. “O grande segredo da Chapecoense é o torcedor, sem ele clube algum faz alguma coisa”, frisa.

Além disso, Pallaoro salienta que em 2009 a economia do clube era de R$ 1 milhão por ano, com menos de mil sócios, e em 2016, até o momento, o orçamento da Chapecoense já alcançou R$ 50 milhões, com cerca de nove mil sócios. “Toda e qualquer empresa precisa focar em quatro palavras para alcançar seus objetivos e ter sucesso: planejamento, comprometimento, responsabilidade e transparência”.

Na terça-feira, 11 de outubro, o 4º Fórum Empresarial realizou cinco oficinas na Unoesc. Pela manhã ocorrem duas oficinas: de “Custos”, com o professor Caciano Roberto Zanella, e “Planejamento Financeiro Pessoal”, com o professor Sérgio Schneider. À noite, das 19h às 22h, forma as de “Fluxo de Caixa com o administrador Dirceu José Mosmann, “Administre seu dinheiro de forma consciente”, com o instrutor da Fiesc Adriano Eduardo, e “Atendimento de Excelência”, com o professor João Paulo Beuter Probst.

MAIS DA Edição 751
  • Medida Necessária

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Concórdia realiza 2º sorteio de campanha de prêmios

    Continue lendo Clique e leia
  • Núcleo Jovem da CDL São José: case da Chilli Beans

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Tubarão: vendas no Dia das Crianças crescem 10,13%

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Rio do Sul sorteia brindes no Sábado Feliz das Crianças

    Continue lendo Clique e leia
  • Workshop da CDL Chapecó estimula jovens a empreender

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais