As CDLS na frente

26/10/2016|

16:41

Definidos os finalistas do Recicla CDL na Escola em Timbó

O concurso Recicla CDL na Escola já tem os representantes de Timbó escolhidos. Kaique Bonatti, de 10 anos, aluno do 4º ano da Escola Municipal Tiroleses venceu na categoria desenho e Thiago Müller, do 9º ano, também da Escola Municipal Tiroleses, ganhou na modalidade redação.

Com o título “A necessidade presente”, Thiago desenvolveu o tema do concurso “o que fazer para economizar água e salvar o planeta”. O concurso é voltado aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais.

A escolha foi feita na sede da Secretaria Municipal de Educação na sexta-feira, 21 de outubro, com a presença do presidente da CDL Timbó, Tarcisio Zermiani, diretor financeiro Sido Gessner Jr, secretário Municipal de Educação, Sergi Mengarda, assessora do departamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Gládis Longo Boaventura; e representantes do Sicoob, em Timbó, Jussara Keila Roedel Mengarda, da Credipérola, e Angelina Moser, da Maxicrédito.

O presidente da CDL Timbó, Tarcisio Zermiani destacou que o objetivo do concurso é compreender que precisamos mudar atitudes e entender que a preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais está intimamente ligada a nossa sobrevivência. O concurso colabora para o processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida, a fim de estimular a formação de sociedades mais justas e ecologicamente equilibradas, como também promover e incentivar a destinação correta do lixo, rejeitos e resíduos contaminantes de ambiente.

Ao todo 764 alunos participaram do concurso em Timbó. O trabalho dos vencedores na etapa municipal serão enviados para a FCDL/SC, em Florianópolis, para concorrer na etapa estadual juntamente com os demais municípios aderentes. Se vencerem, tanto eles quanto seus professores orientadores serão premiados com um tablet cada.

“A CDL Timbó marcará uma data para a entrega da premiação, no mesmo formato que o ano anterior, com uma pizza para os vencedores de cada escola, acompanhado dos pais, professores orientadores e diretoras como forma de incentivo do desenvolvimento de um assunto tão importante que é o cuidado com o Meio Ambiente”, informou Tarcisio. Por terem vencido na etapa municipal, os alunos também ganhará um kit de mochila e material escolar.

Leia, abaixo, a redação premiada:

“A necessidade presente”
Água, uma palavra tão pequena, porém em todo o seu significado e importância é uma imensidão, que torna, de diversas formas, parte fundamental da vida de tudo que é existente na Terra. Ela é a base para que todas as coisas possam existir e se manter mas ainda assim, tão pouco valorizada e largamente desperdiçada por uma fatia da sociedade que, apesar de todos os esforços da mídia, ainda não entendeu que se trata de um bem que, se não dada a devida importância, tem um prazo para acabar.

Líquido precioso que desce em forma de chuva, que alimenta florestas, reforça as nascentes que serpenteiam pela terra e fazem brotar a vida onde já não havia mais esperança. Água que devolve o verde para às plantações e que na tempestade, de longe as faz ver e ouvir. De certa forma, a água, em seu ciclo natural, é responsável pelo equilíbrio do planeta, e nós, seres vivos totalmente dependentes dela, o que temos feito para preservá-la?

Os meios de comunicação investem em material informativo, mas parece que ainda não surtiu o efeito esperado no que se refere à economia. Talvez a falta de água tenha que ser sentida na pele, na garganta, na vida daqueles que ignoram toda essa informação. Há que se pensar na grande parcela da população ao redor do mundo que já sofre com a falta de água, levando adiante suas vidas sofridas e difíceis, tendo que racionar ao máximo, enquanto outra parcela desfruta e esbanja o pouco que ainda resta, ignorando o mal que causa.

Economizar água e salvar o planeta é uma questão de conscientização, não apenas dos governantes, mas uma obrigação dos seres humanos, consumidores deste bem tão precioso, a água.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque