Semana Lojista

Tecnologia para entender e encantar clientes

Allan Costa fala sobre as tendências de consumo e o futuro do varejo

Deixar um emprego que lhe rendia R$ 900 mil anuais transformou a vida de Allan Costa, que desde então passou a exercer o seu talento empreendedor, compartilhado em palestras que ministra pelo Brasil. Cofundador da plataforma AAA Inovação e presidente da Companhia de Tecnologia do Paraná, autor do livro “60 Dias em Harvard” e colunista de vários veículos nacionais, Costa foi uma das atrações da 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, encerrada no sábado, 25 de maio, em Joinville. Uma iniciativa da Federação das CDLs de Santa Catarina que contou com o apoio da CDL local. Costa falou de ‘Tendências de Consumo e Futuro do Varejo para 1.200 empresários catarinenses.

 

Para o profissional, o novo consumidor apresenta um perfil com necessidades diferentes. “Os clientes valorizam cada vez mais a conveniência – como abastecer o carro com o serviço de gasolina delivery, que fornece combustível itinerante, com agilidade e facilidade nos meios de pagamento. A relação não é somente o preço, mas envolve experiências, e o empresário precisa de inteligência para perceber o que os clientes precisam, recorrendo à inovação e tecnologia”, explicou.

 

Para Allan, os empresários devem abandonar algumas práticas imediatamente como relações burocrático de venda ou atendimento que depende do 0800. “Algo que desafia a paciência do consumidor ao invés de resolver suas necessidades é uma falha na comunicação. É preciso aplicar o conceito de relacionamento personalizado, onde mecanismos de inteligência artificial, realidade aumentada e customização, entre outros recursos, são grandes aliados”.

 

Ainda, segundo o profissional, o mercado é o mesmo há anos e o que está diferente hoje em dia é o ritmo do consumo, onde a rapidez deve ser acompanhada com tecnologia e poder de transformação. “Encantar o cliente prossegue sendo o desafio, mas as mudanças de modelos mentais e a quebra de paradigmas serão inevitáveis para o sucesso do empreendedor e a fidelização do cliente”, completou.

MAIS DA Edição 894 – Especial 48ª Convenção do Comércio Lojista
  • CDLs são premiadas em jantar de encerramento

    Continue lendo Clique e leia
  • Dinâmica de ilusionismo é utilizada em palestra motivacional

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojistas demonstram otimismo com economia

    Continue lendo Clique e leia
  • Liderança e inteligência emocional pontuam palestras

    Continue lendo Clique e leia
  • Coordenadores das CDLs Jovem de SC em encontro

    Continue lendo Clique e leia
  • III Encontro de Assessores de Comunicação das CDLs

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais