As CDLS na frente

19/09/2019|

16:23

CDL Florianópolis no IV Fórum Nacional do Comércio

A comitiva da CDL Florianópolis embarcou para Brasília para participar do IV Fórum Nacional do Comércio, no hotel Royal Tulip, nos dias 17 e 18 de setembro. O evento contou com mais de 900 dirigentes.

No primeiro dia de programação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou a confiança nas reformas que o governo está capitaneando. “Tínhamos um diagnóstico quando assumimos. Os gastos públicos deveriam ser enfrentados e as reformas deveriam ser implementadas, só assim o Brasil encontraria uma rota de crescimento sustentável”.

Já no segundo dia de evento, o painel “Cenário Político”, com o deputado Efraim Filho (DEM-PB), que é presidente da Frente do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, chamou atenção para a importância das frentes parlamentares na definição da agenda do Congresso.

Na sequência, o secretário de Produtividade e Competitividade no Varejo, Carlos da Costa, apresentou o cenário de estagnação econômica encontrado no Brasil. “Uma situação de dirigismo, de centralização em Brasília e de intervenção na economia”, disse.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, subiu ao palco para dar sua visão das políticas trabalhistas. Para Marinho, o Brasil tem uma oportunidade única de reverter um quadro que sacrificou por 30 anos os empresários brasileiros.

O diretor de registro empresarial da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, André Ramos, apresentou o cenário desolador do Brasil no quesito burocracia. Em seguida, o professor Agostinho Sant’Ana coordenou um debate sobre economia com o consultor Luiz Carlos Hauly e o economista do Banco do Brasil, Ronaldo Távora.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, foi o grande homenageado no encerramento do IV Fórum Nacional do Comércio com o prêmio Mérito Lojista Nacional, considerado do “Oscar do Varejo”. A honraria homenageia empresas, personalidades políticas, empresariais, e meios de comunicação que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro. O ministro recebeu a estatueta das mãos do presidente da CNDL, José César da Costa e foi cumprimentado pelos 27 presidentes das Federações do Sistema CNDL.

 “Saímos daqui com boas expectativas para a economia do país. Os debates além se estarem sendo positivos e produtivos, entendemos que o momento é de transformação no Brasil. As perspectivas são grandes de que com a redução de funcionalismo público, a distribuição eficaz do dinheiro dos Municípios e Estados sem interferir na gestão direta e com as medidas aprovadas pelo congresso, irá ajudar e muito o aquecimento da economia de cada cidade e, principalmente, do país”, aponta Ernesto Caponi, presidente da CDL Florianópolis.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio

Você também pode gostar:

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio