Para conscientizar crianças e adolescentes da rede pública de ensino, a CDL Florianópolis uniu-se com o Conselho Estadual de Combate à Pirataria e o Observatório para estender as ações do Projeto Fazer e da campanha Despiratize, levando dicas e orientações de forma lúdica para os jovens.
De acordo com a superintendente da CDL Florianópolis, Solange Kuchiniski, o “Projeto Fazer” vai ao encontro das diretrizes da entidade com atuação no campo educacional, visto que a idade entre 11 e 14 anos é o período de transformação moral.
“A campanha irá para o ambiente escolar para orientar os jovens sobre os problemas ocasionados pela pirataria, assim como os malefícios à saúde. Quando o adolescente adere uma ideia, automaticamente leva o conceito para casa e dissemina práticas legais com os pais e os amigos, além de contribuir com a informação de que comprar algo pirata não é legal”, salienta Kuchiniski.
Idealizado pelo Cecop e Observatório Social de Florianópolis em novembro de 2017, o Projeto Fazer tem o propósito de apresentar conceitos sobre valores e moral para r alunos da rede pública municipal sobre o papel de cada um como cidadão, arrecadação de impostos, pirataria de produtos, corrupção e cidadania. Desde 2017, o projeto orientou cerca de 500 crianças e adolescentes de oito escolas públicas municipais. A meta de 2020 é fechar as demais 28 escolas, que somam 36 em Florianópolis.
De acordo com o presidente do Cecop, Jair Schmitt, a CDL Florianópolis é parceira de longa data e quando foi pensado em expandir o projeto, a entidade foi a primeira a ser pensada.
“Estamos juntos no combate à pirataria há anos e sabendo da campanha de conscientização que a CDL desenvolveu, não poderia deixar de chamar para dar ostart no projeto. A CDL tem os mesmos ideais que nós, lutamos por uma sociedade melhor e mais justa para todos”, afirma Schmitt.