As CDLS na frente

26/06/2020|

17:10

CDL Blumenau apoia projeto de comércio inclusivo

Você já parou para pensar em como uma pessoa com deficiência visual identifica um estabelecimento quando está na rua? Até o momento, o jeito é contar com a ajuda de quem circula pelas vias. Pensando nisso, a CDL Blumenau está apoiando um projeto de quatro acadêmicos da UFSC que promete mais autonomia aos usuários.

A pulseira Vision avisará o deficiente visual sobre o tipo de estabelecimento pelo qual ele está passando. Murilo da Rocha, um dos acadêmicos envolvidos, explica que, para que a tecnologia funcione, é preciso que os estabelecimentos tenham um dispositivo chamado BlindBox, que emite um sinal contendo as informações do local e que serão recebidas pela pulseira. Quando o usuário passar pela frente, sentirá uma vibração e poderá escolher se aceita ou não saber qual é o estabelecimento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só em Santa Catarina, são pelo menos 180 mil pessoas que têm grande dificuldade ou não conseguem enxergar. Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a falta de acessibilidade é ruim para todos. “É desfavorável aos deficientes que não podem comprar ou enfrentam dificuldades para tal, bem como para o comércio, que deixa de atender estes consumidores. Por isso, estamos apoiando a inciativa e convidado os lojistas a participarem”, explica.

A primeira parte do projeto foi ouvir os deficientes visuais da região, entender as necessidades deles e desenvolver o produto. Agora vem a segunda etapa: captar lojistas interessados em participar do projeto. Para validar a iniciativa, os acadêmicos precisam conversar com empresários e entender de que maneira ele pode ser viabilizado. Não haverá nenhum custo aos interessados, nesta fase de estudo.

A equipe precisa de pelo menos 40 voluntários, sendo 10 do segmento de calçados; 10 de vestuário; 10 de medicamentos, cosméticos e perfumaria; cinco de relojoaria e ótica e cinco de eletrônicos. Para fazer parte desta etapa do estudo, os interessados devem CLICAR AQUI e preencher o formulário.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”