As CDLS na frente

28/10/2020|

14:18

CDL e PM lançam programa “Comércio Seguro” em Presidente Getúlio

A parceria entre a Polícia Militar e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Presidente Getúlio mostra que ideias simples, executadas com excelência, podem garantir mais segurança e comodidade para a população. O programa Comércio Seguro, implantado no município recentemente, é inspirado na Rede de Vizinhos.

A ideia surgiu depois do sucesso da iniciativa no município de Pomerode, em 2019. O intuito é promover a interação entre PM e comerciantes locais com troca de informações relevantes.

O grupo, formado por cerca de 100 lojistas de Presidente Getúlio, é mediado pela PM e tem o objetivo de informar sobre cheques roubados, furtos, vandalismo e outros crimes que são recorrentes dentro das lojas. Em troca, os comerciantes fornecem informações relevantes das próprias câmeras de segurança, facilitando com que a polícia possa identificar criminosos.

Parceria beneficia lojistas e comunidade

A presidente da CDL, Graziela Bernardi, explica que desde abril desse ano a associação trabalha no projeto, e que o programa foi bem recebido pela diretoria e também pelos comerciantes associados e até não associados. Ela comenta ainda que foram estabelecidos critérios para participar do grupo, assim, todos estão seguros para passar informações.

“Para participar é realizada uma averiguação pela PM. É feita uma visita de vistoria na qual os policiais orientam sobre modificações necessárias para melhorar a visibilidade, dispositivos de segurança e fazem checagem dos antecedentes criminais. Só depois é feito o cadastramento e o interessado é aprovado a entrar no grupo. Tivemos uma adesão bem grande, praticamente todos os associados e até mesmo não associados aderiram ao projeto”, avalia.

Apesar de ser recente, a proposta já trouxe resultados. A presidente diz que alguns comerciantes já auxiliaram no combate ao crime, o que torna o trabalho do grupo ainda mais relevante.  “Tivemos até uma situação há um tempo atrás que conseguimos encontrar um vândalo através de imagens das câmeras de uma loja. Jogamos no grupo, a polícia foi atrás e identificou. Então nossas próprias câmeras contribuem para a segurança de toda a comunidade”, relata.

 Adesão dos comerciantes é fundamental

Um dos idealizadores do projeto foi o sargento Carlos Henrique Martins. Ele diz que trabalhou juntamente com o secretário de eventos da CDL, Deivid Anselmo, e que o interesse dos comerciantes foi essencial para tornar o projeto possível.

“Com a troca de informações relevantes se torna mais eficaz a prevenção contra crimes patrimoniais e de patrimônio público. Quando o policial visita o comércio ele faz uma consultoria preventiva, depois dessa consultoria é gerado um relatório contendo dicas de como o comerciante pode melhorar as questões de segurança no local”, ressalta.

Carlos explica que para a Polícia Militar do município também é de suma importância que todos os empresários do comércio participem. Ele explica que a segurança pública não é somente um direito, mas também uma responsabilidade de todos. “Essa parceria visa garantir a segurança pública que é um direito e responsabilidade de todos. Para que esse projeto tenha eficácia é necessário o empenho dos policiais que são envolvidos com a rede a parceria dos órgãos representativos a participação efetiva bem como dos comerciantes e a divulgação do trabalho para que mais empresários possam aderir ao programa. O comerciante que fizer parte só tem a ganhar, uma vez que não tem custo algum, basta apenas o interesse em fazer parte dessa rede, e se cada um ajudar de forma a dificultar a ação de criminosos esse comerciante estará contribuindo para a sua segurança e dos demais”, finaliza.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio

Você também pode gostar:

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio