As CDLS na frente

16/03/2021|

20:18

CDL Brusque entrega reivindicações em reunião com deputado federal

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Brusque, Fabricio Zen, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, receberam, no dia 15 de março, a visita do deputado federal, Gilson Marques. Também participaram da reunião empresários e o líder do Partido Novo de Brusque, Yordan Gums.

Na ocasião, as entidades entregaram um ofício com reivindicações referentes ao comércio e desenvolvimento local. As demandas estaduais serão encaminhadas ao deputado estadual de Santa Catarina Bruno Souza.

Entre as solicitações, as entidades sugerem a criação de alguma linha de crédito estadual específica para o varejo catarinense, setor produtivo que vem sofrendo com a retração econômica provocada pela pandemia.

“Acreditamos que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) podem estimular a economia por intermédio de linhas de crédito específicas e que chegue realmente ao pequeno comércio, que é quem mais precisa e não possui acesso”, destaca Zen.

Outro ponto solicitado é sobre verificar possibilidades de parcelamento de dívidas e tributos estaduais e federais no período da pandemia, visto a retração econômica causada pela pandemia em nosso país.

O deputado Gilson Marques destacou a importância da participação da classe empresarial. “Eu acredito que o empresário é o vetor de crescimento e de melhora do Brasil de modo geral.  O político, o Estado, consome riqueza. Cada um real que está lá é um real que não existe no setor produtivo e não se multiplica. Em torno de 70%, 80% do que se arrecada no país são de pequenos empreendedores. Se não tem empresário não tem emprego, e é essa a maior preocupação quando se fala em lockdown”, afirma.

 

Segurança e Desenvolvimento

Ainda entrou na pauta a questão da duplicação da rodovia Ivo Silveira. A SC-108 é responsável por ligar os municípios de Brusque e Gaspar e, no local, acontecem inúmeros acidentes fatais devido à falta de manutenção, alto fluxo de veículos e também pela falta de duplicação da via.

“Parece-nos que houve a confirmação do governador de que o edital de tal obra será lançado ainda em 2021. Por isso, pedimos atenção e apoio em acompanhar o andamento e principalmente a execução dos trâmites burocráticos para que se inicie o quanto antes”, espera Gevaerd.

Quando o assunto é segurança pública, o presidente da CDL enaltece o trabalho feito pela Polícia Militar, mas clama por maior efetivo regional. “Nossa Polícia Militar é exemplar e extremamente eficiente, porém há algo que nos preocupa há muito tempo. Enquanto a média estadual é de um policial para cada 800 habitantes, a região do nosso batalhão fica em torno de um policial para aproximadamente dois mil habitantes. Precisamos de uma explicação para essa diferença absurda de efetivo”, cobrou o presidente da CDL.

Ele também solicitou o estudo de um projeto de lei que equalize a distribuição de efetivo policial proporcional à população, para que nenhuma região fique desfavorecida pela regionalidade de alguns ou outros agentes públicos.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque