Em visita institucional, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) São João Batista recebeu, no dia 20 de abril, o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, para discutir as principais demandas da entidade e dos associados.
A reunião foi conduzida pelo gestor da CDL, William Santos, que abordou 16 pontos listados abaixo. “O encontro marca o início de uma promissora parceria entre a prefeitura e a CDL. Ambas as entidades possuem em comum o anseio de promover o comércio e facilitar a entrada de novas empresas para fomentar o crescimento da economia; bem como capacitar mão de obra, investir em tecnologia, no ensino e na juventude”, declarou o gestor.
Na ocasião, Pedroca reforçou o empenho nas áreas que envolvem segurança; padronização das calçadas; arborização de praças (com a compra de mais de 30 árvores); equipes de pinturas noturnas para melhorar a sinalização das ruas; e a distinção dos sacos de lixo entre o que é orgânico e reciclável.
No encerramento da reunião, o presidente da CDL, Anderson Marchi, entregou ao mandatário um documento com todas as questões levantadas pela entidade. “Desejamos ao prefeito muito sucesso em sua gestão e colaboração mútua para o crescimento da cidade”, finalizou o presidente.
Confira abaixo os 16 pontos abordados na reunião:
1. Buscar a diversificação da economia batistense para a geração de empregos em novas atividades econômicas;
2. Incentivos para valorização e investimento público nas empresas locais, principalmente as pequenas e médias, para a aceleração da retomada da economia pós-pandemia;
3. Investir em capacitação técnica (eletricista, metal-mecânica, têxtil, inovação, tecnologia etc.) para promover maior profissionalização e, assim, atrair novos setores para a cidade, firmando convênios com entidades como CDL, Senac, Sesc, Senai, Sincomvati, Sincasjb, entre outras, fortalecendo parcerias público-privadas;
4. Ter a entidade como parceira para melhorias na mobilidade urbana em todos os níveis;
5. Buscar junto à entidade, meios de incentivar o consumo no comércio local;
6. Desburocratizar e digitalizar o serviço público municipal, trazendo agilidade para as demandas dos associados e da comunidade;
7. Revitalizar o centro da cidade, primando por ambientes arborizados, com estacionamentos e facilitando a mobilidade urbana;
8. Incentivar associações de coletores de recicláveis, melhorando com isso o saneamento básico e o meio ambiente, mantendo a cidade limpa e organizada;
9. Aumentar o número de vagas em creches para que os trabalhadores (comércio, indústria e serviços) tenham tranquilidade para desempenhar suas funções, realizando a compra de vagas em escolas privadas do município;
10. Aumentar a fiscalização para ambulantes e feiras livres que concorrem deslealmente com o empresário local, não recolhendo os devidos tributos para a municipalidade;
11. Revitalizar pontos turísticos da nossa cidade, pois o turismo é uma forma de alimentar e diversificar a economia local;
12. Modernizar e revisar com a participação da entidade o plano diretor municipal para retirar entraves para o crescimento do município;
13. Fortalecer a indústria, dando ainda mais autoridade para o jargão “São João Batista, Terra do Calçado”, uma vez que indústria forte é comércio forte;
14. Criação de projetos de leis para atrair empresas de tecnologia como: domicílio fiscal, ISS com alíquota de 2%, direcionamento de até 20% do ISS e IPTU para incubadoras e startups;
15. Solicitar mais agilidade na construção da subestação da Celesc no município;
16. Flexibilizar a taxa de outdoor cobrada de empresas constituídas no município.