Junho chegou e com ele o romantismo que mobiliza consumidores de todas as idades a presentear a pessoa amada. O Dia dos Namorados, considerada a terceira maior data que mais movimenta o varejo, disputando este posto com o Dia dos Pais, é mais uma oportunidade para o empresário catarinense mostrar a sua força. O otimismo já se faz presente por parte do comércio, é o indicado no levantamento da FCDL/SC, sendo que 61,5% dos entrevistados esperam resultado melhor do que o registrado no ano passado.
A maioria, 34,5%, espera ganho de até 2,5%, outros 30,5% esperam incremento entre 2,6% e 4% e um grupo ainda mais otimista, de 30,5%, acredita em um aumento acima de 4%. O tíquete médio está previsto entre R$ 101 e R$ 150. Foi revelado, ainda, que as roupas e calçados seguem com preferência de 28,9% dos entrevistados, outras opções foram citadas, como perfume e cosméticos (19,6%), flores (12,9%) e joias e acessórios (11,7%), entre outros itens. Também foi identificado que 69,5% dos entrevistados preparam alguma promoção especial para a data. O cartão de crédito deve ser a principal forma de pagamento.
Em nossa campanha deste ano, a FCDL/SC traz a mensagem de que “Presentear é fazer-se presente”. Entendemos que a distância não é motivo para não demonstrar o amor, por isso reforçamos a importância de prestigiar o comércio local, e o incentivo ao aplicativo QCompras, onde os consumidores podem comprar, pagar e receber o presente sem sair de casa. A ferramenta é disponibilizada pela Federação aos associados das CDLs sem custo algum, com o intuito de fortalecer, através do e-commerce, as vendas dos micro e pequenos empreendedores.
Mesmo que os consumidores estejam cautelosos por conta da atual conjuntura, acreditamos que o desejo em presentear e surpreender quem amamos, permanece nos corações apaixonados.