As CDLS na frente

07/11/2016|

17:42

CDL Lages: associados recebem placas da Rede de Vizinhos

O número de estabelecimentos participantes do programa Rede de Vizinhos, da Polícia Militar, chega aos 330 na região central. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lages colaborou com a confecção de 300 placas de identificação. Os 85 primeiros empresários receberam o material na segunda-feira, 1º de novembro, em reunião no Centro Cultural Vidal Ramos. O foco da Rede de Vizinhos é trabalhar a segurança comunitária e despertar a conduta vigilante entre os participantes.

O tenente Daniel Machado explica que esse policiamento de vanguarda no qual a sociedade colabora com o serviço da polícia é comum em países como Japão, Canadá e Estados Unidos. Em Santa Catarina está em funcionamento nas principais regiões. Em Lages, começou pela região do Centro e já conta com dois grupos. O bairro Coral também integra o programa, e o Guarujá está em fase de implantação. A ideia é expandir para grupos de moradores dos bairros.

Na reunião de sensibilização com os lojistas do Centro, a PM fez esclarecimento dos objetivos, metodologia, benefícios, dificuldades e responsabilidade dos participantes. A partir do cadastro, os participantes recebem visitas preventivas e cartilhas com orientações de segurança. No grupo do aplicativo de mensagem WhatAspp há a troca de informações sobre possíveis ocorrências ou tentativas de furtos. “Essa modalidade de segurança vai contaminar a sociedade e desestimular a ação dos criminosos”, destaca Daniel.

Com pouco mais de dois meses de criação, por meio da Rede de Vizinhos três ocorrências foram registradas e os criminosos presos em flagrante. Num dos casos, o individuo tentava furtar R$ 300 em mercadoria na loja da Ione Scos.

Para a presidente da CDL, Rosani Pocai, a Rede Vizinha é uma forma proteção mútua. “Um lojista cuida do patrimônio do outro e a sensação de segurança é maior”. Para integrar a Rede Vizinha é necessário entrar em contato com a coordenadoria do Setor 5 da Polícia Comunitária.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril

Você também pode gostar:

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril