Semana Lojista
CDL Chapecó lança novo serviço para recuperação de crédito

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) demonstram que cerca de 35 mil moradores de Chapecó estão negativados, superando os R$ 30 milhões em dívidas com compras em cheques ou no crediário. Com o objetivo de reduzir a inadimplência e melhorar o nível de recuperação dos títulos negativados, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) passa a oferecer um novo serviço: o Registro com Protesto.
A iniciativa foi firmada entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDS/SC) e o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB). O Registro com Protesto é uma plataforma online que permite ao lojista associado registrar os débitos em atraso no SPC e, ao mesmo tempo, encaminhá-lo para protesto em cartório. Todo esse procedimento é feito sem a antecipação das custas e emolumentos cartoriais, que, neste caso, são pagas pelo devedor no momento da quitação da dívida e regularização da anotação registrada no cartório.
“Estávamos trabalhando nessa conquista há dois anos e ficamos satisfeitos com mais esse avanço. Esse serviço é um diferencial muito grande para o comércio varejista de Chapecó e região. Ofereceremos aos nossos associados uma ferramenta que recuperará ainda mais a inadimplência e reduzirá os custos das empresas”, destacou o presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr.
O empresário chapecoense que aderir ao serviço terá uma segurança maior uma vez que todo o suporte será efetuado pela equipe da CDL Chapecó, além da praticidade na operação que utilizará o sistema próprio da entidade.
No Estado, por meio do Registro com Protesto, já foram cobrados mais de R$ 16 milhões de dívidas e 180 mil títulos enviados para cartório. “Em Chapecó, o 1º e 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos aderiram ao serviço, o que melhorará a cobrança de títulos para o comércio varejista”, explicou o coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir da Silva, que esteve nesta semana no município ministrando o primeiro treinamento do novo produto aos associados da CDL Chapecó. Silva destacou que entre os diferenciais do Registro com Protesto em cartório estão a cobrança com a entrega da intimação em mãos, restrição de crédito em toda a rede bancária e em financeiras, ou em procedimentos que exijam certidão negativa de protesto, como inventários, vistos para alguns países e crédito imobiliário.
Os interessados em acessar o novo produto devem procurar a CDL Chapecó no telefone (49) 3319-4307, em horário comercial, com a coordenadora do SPC, Elisamar de Almeida, ou no e-mail lisa@cdlchapeco.com.br.