As CDLS na frente

02/02/2017|

14:00

CDL Fraiburgo: governador na abertura da colheita da maçã

Dirigentes da CDL Fraiburgo participaram de um encontro com o governador do Estado, Raimundo Colombo, na segunda-feira, 30 de janeiro. O chefe do executivo estadual esteve no município para a abertura oficial da colheita da maçã safra 2016/2017.

A participação da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas na recepção ao governador e sua comitiva marcou o primeiro compromisso oficial do empresário Isaque Dutra de Lima como presidente da entidade. O dirigente estava acompanhado no encontro promovido pela prefeitura no Hotel Renar do vice-presidente da CDL, Otávio Moreia; da diretora financeira, Edna Regina Brandt; e do diretor de SPC Nilson Soberano.

“Pelo fato de a maçã ser a principal economia de Fraiburgo, foi oportuna a nossa presença no evento, pois a cultura da maçã demanda de muita mão de obra, fato esse que necessita de reforço na contratação de trabalhadores e, nesta época do ano, é registrado um aumento considerável de safristas, e isso acaba ajudando alavancar as vendas do nosso comercio”, disse o dirigente lojista, que retribuiu a gentileza do convite agraciando os convidados especiais, entre eles o próprio governador, com uma cesta de produtos regionais.

Fraiburgo é o segundo maior produtor de maçã do Estado, ficando atrás apenas de São Joaquim. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), a safra 2017 da fruta está sendo classificada como excelente e será, em média, 20% maior que a de 2016, com um potencial de colheita em torno de 1,2 milhão de toneladas no país, cerca de 600 mil em Santa Catarina e aproximadamente 200 mil toneladas na região de Fraiburgo.

Conhecida nacionalmente como terra da maça, Fraiburgo é hoje responsável por 20% da produção nacional. Este índice, segundo a ABPM, sobe para 30% quando se fala em comercialização da fruta. Isto porque as empresas produtoras trazem para a cidade o equivalente a mais 10% da produção nacional de outras regiões para armazenagem e venda no mercado interno e externo.

Com uma população de pouco mais de 36 mil habitantes, Fraiburgo é considerado o berço da moderna pomicultura brasileira. O cultivo da maçã representa 35% da economia do município. Mas, se considerado o volume de empregos gerados no comércio pela cadeia produtiva, essa participação pode subir para pelo menos 50%.

O governador Raimundo Colombo destacou o trabalho dos produtores e disse que o bom resultado da safra ajuda Santa Catarina a enfrentar o período de crise econômica brasileira. “A produção das grandes e pequenas propriedades tem sido um vetor importante de dinamismo econômico que nos mantém fortalecidos diante das dificuldades”, disse o governador. Além de movimentar a economia local, a colheita da fruta, realizada de janeiro a maio, é responsável por atrair cerca de 10 mil turistas por ano.

Segundo a Associação Brasileira de Produtores, a maçã catarinense responde por 50% da safra brasileira e o Estado é o maior produtor nacional da fruta. A cadeia produtiva da maçã, considerando todo o seu ciclo, proporciona anualmente ao Brasil cerca de R$ 6 bilhões em riquezas, e gera 58,5 mil empregos diretos e outros 136,5 mil empregos indiretos.

Com informações Governo do Estado

Dirigentes da CDL prestigiam recepção (foto: Flávio Furtado)
Dirigentes da CDL prestigiam recepção (foto: Flávio Furtado)

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

Você também pode gostar:

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba