As CDLS na frente

16/02/2017|

11:59

Workshop de cobrança da CDL Chapecó reúne 150 pessoas

“Inúmeros são os fatores responsáveis pelos altos índices de inadimplência. A situação econômica do país, aliada a inflação e o desemprego são alguns dos principais”, salientou o consultor empresarial Carlos Alberto Dias Serpa durante o workshop “Cobrando Devedores”, promovido na quarta-feira, 14 de fevereiro, na Cantina Cesec. O evento realizado pela CDL Chapecó em parceria com a FCDL/SC reuniu cerca de 150 associados da entidade.

O workshop abordou de maneira prática a atual situação da inadimplência e a repercussão direta no comércio local. Serpa orientou os lojistas sobre como efetuar cobranças profissionalmente sem perder o cliente. “Nesse quesito entra o bom relacionamento. Se for um cliente fiel ele entenderá a situação da cobrança e não deixará de retornar à loja. Afinal, se o débito está em aberto, deve ser cobrado corretamente”, esclareceu.

O palestrante também explicou como realizar uma abordagem firme e segura e como identificar e adaptar o roteiro ao interlocutor superando objeções. Além disso, explanou sobre a estruturação da apresentação do lojista perante o devedor e deu dicas de como promover um acordo favorável à empresa.

Efetuar uma boa análise, ter critérios rigorosos para concessão de crédito e exigir no momento da compra uma entrada de 50% do valor total, segundo o consultor empresarial, auxiliam a controlar e diminuir os números de inadimplentes. “Outro ponto importante é não demorar para efetuar a cobrança após o vencimento. Precauções garantem um índice baixo de inadimplência. São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença”, orientou.

O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, ressaltou a contribuição do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – ofertado pela entidade – para o controle de inadimplentes no município. “O SPC é um sistema de informações constituído por um completo banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas e auxilia na tomada de decisões para a concessão de crédito. Reúne informações do comércio nacional e serve como suporte para que os lojistas saibam para quem estarão vendendo”.

Carlos Alberto Dias Serpa conversa com participantes
Carlos Alberto Dias Serpa conversa com participantes

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

Você também pode gostar:

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas